Novo Hyundai i20 pode inspirar design do próximo HB20
Hatchback sul-coreano pode ser equipado com três tipos de motores
No Brasil, o Hyundai HB20 é um sucesso de vendas desde seu lançamento, porém, desde então, o carro não teve mudanças expressivas em termos de motorização, design ou até mesmo plataforma. Enquanto isso não ocorre, o mercado automotivo brasileiro fica na especulação ou olha para Europa, onde a marca sul coreana comercializa o i20, um hatchback com as mesmas características da versão brasileira.
No velho continente, o modelo ganhou mudanças no design e no conjunto mecânico, que pode inspirar o hatch nacional.
Estilo do i20
O Hyundai i20 ganhou poucas alterações. Na dianteira, a grade foi redesenhada e os faróis ganharam um feixe de LEDs, para uma nova assinatura visual. Na traseira, as lanternas ficaram maiores e receberam novas lentes com mais brilho.
O modelo conta com o pacote Hyundai SmartSense, que inclui tecnologias como o assistente de manutenção em faixa, detecção de fadiga do motorista, farol alto com comutação automática, dentre outros.
Em relação ao conjunto mecânico, o hatch comercializado na Europa é oferecido com motorização 1.0 turbo com injeção direta e duas possibilidades de calibração, uma com de 100 cv e outra com 120 cv de potência, a transmissão pode ser manual de 5 ou 6 marchas.
Outro propulsor a equipar o carro é o 1.2 aspirado, com configurações de 75 cv e 84 cv de potência. Há também uma opção com 1.4 litro de deslocamento com de 100 cv. A novidade no i20 europeu fica por conta da nova transmissão de 7 marchas com dupla embreagem.
É bom ficarmos de olho nos conjuntos mecânicos que a Hyundai oferece para seus compactos ao redor do mundo uma vez que certamente o HB20 terá que se atualizar nesse ponto. O Volkswagen Polo, por exemplo, traz sob o capô o eficiente 1.0 TSI em suas versões topo de linha, enquanto a nova geração do Onix também apostará em um motor semelhante.
HB20 em números
No mercado automotivo brasileiro desde 2013, o Hyundai HB20 é o principal produto da montadora. No ano passado, o modelo ficou em segundo lugar no ranking de automóveis mais vendidos no país, com 105.544 unidades emplacadas. Porém, neste ano, o carro sul coreano perdeu espaço e caiu para terceira colocação, atrás de Chevrolet Onix e Ford Ka. Ao longo do primeiro trimestre do ano foram comercializadas 24.017 unidades do hatch de entrada da Hyundai.