Novo Hyundai Creta tem truque de T-Cross e HR-V para ser mais econômico
SUV chega nas próximas semanas. Sai motor 2.0 aspirado e entra o novo 1.6 turbo do Tucson, com melhorias.
No segmento que mais cresce no Brasil, o mercado de SUVs vai de vento em popa com destaque para os líderes Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker. Para incomodar as vendas dos dois modelos, a Hyundai lançará o Creta renovado, que começa a chegar às lojas nas próximas semanas.
Além do visual mais agradável, o modelo chega com novo motor 1.6 turbo, com injeção direta de combustível, já disponível em modelos como o T-Cross e o Honda HR-V.
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O novo Hyundai Creta já está sendo produzido na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) onde a montadora investiu R$ 500 milhões desde 2022.
O novo motor do Hyundai Creta é o 1.6 turboflex (TGDI) da família Smartstream que é uma evolução em relação ao Gamma II do Tucson vendido no Brasil e é o mesmo usado no Kia Sportage vendido no mercado brasileiro, segundo apurações da Autoesporte.
Injeção direta ajuda a economizar combustível
Imagem: Divulgação
Vale lembrar que esta unidade turbinada com injeção direta a gasolina já foi utilizada no Hyundai Tucson oferecido no Brasil - com 177 cv de potência graças à ajuda do câmbio automatizado de sete marchas.
Dessa maneira, o 2.0 aspirado deixará de existir, cumprindo assim as novas normas de emissões que começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2025. A versão esportiva N-Line, também chega renovada com a mesma motorização, o 1.6 turbo que vai trabalhar com a caixa automatizada, de dupla embreagem e 7 marchas.
Já lançado na Índia, o novo Creta conta exclusivamente com motor 1.5 aspirado, a gasolina, de 113 cv com câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo CVT, além das variantes 1.5 turbodiesel de 116 cv e 1.5 turbo, a gasolina de 160 cv. Esta última configuração na Índia tem o consumo de animadores 11,17 km/l na cidade e 15,05 km/l na estrada, segundo testes da Autocar India.
Para o nosso mercado, é provável um consumo um pouco mais realista, não só considerando a maior cilindrada, mas também a qualidade dos nossos combustíveis, que têm maior quantidade de outros compostos químicos, entre os quais 27% de etanol.
Só para efeito de comparação, o do nosso atual Creta com motor 2.0 flex aspirado de 167 cv e câmbio automático de seis marchas consome 7,7 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, com etanol, de acordo com o Inmetro.
Com gasolina, o consumo é melhor com 11,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Então, é possível que o novo Creta 1.6 turboflex chegue com um consumo entre essa faixa dos 8,5 km/l a 14 km/l, dependendo do tipo de rodagem e combustível.
Rivais de peso
Imagem: Divulgação
Seja como for, a nossa versão 1.6 turboflex deverá ter um consumo melhor que o 2.0 atual, que vai sair de linha. isso é fato, além de desempenho superior com a adoção do turbocompressor. Confira abaixo os dados de consumo de alguns rivais do novo Hyundai Creta, de acordo com dados do Inmetro.
Honda HR-V 1.5 16V CVT
- Consumo na cidade: 8,8 km/l (etanol) e 9,8 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 12,7 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina)
VW T-Cross 1.4 16V 250 TSI Automático
- Consumo na cidade: 8,1 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 11,6 km/l (etanol) e 14,3 km/l (gasolina)
Chevrolet Tracker 1.0 T 12V Automático
- Consumo na cidade: 7,8 km/l (etanol) e 9,6 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 11,2 km/l (etanol) e 13,6 km/l (gasolina)
Nissan Kicks 1.6 16V CVT
- Consumo na cidade: 7,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 11,4 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Jeep Renegade 1.3 16V T Automático
- Consumo na cidade: 7,7 km/l (etanol) e 9 km/l (gasolina)
- Consumo na estrada: 10,9 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina)
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