Novo Honda CR-V é flagrado na China

Quinta geração do SUV da Honda incorpora novo padrão visual da marca, mas ousa com lanternas ressaltadas
Honda CR-V 2018 é flagrado na China

Honda CR-V 2018 é flagrado na China | Imagem: Autohome

Com um disfarce que pouco escondeu suas linhas, o novo Honda CR-V 2018 foi flagrado na China, mercado importante para o modelo. O utilitário esportivo de porte médio manteve as formas da geração atual, mas adota elementos que são vistos hoje nos carros mais recentes da marca.

A grade, por exemplo, tem formato hexagonal, e se une aos faróis de perfil mais estreito. Os para-choques ficaram ainda mais ressaltados, mas são as lanternas que chamam a atenção por terem um volume muito grande – o disfarce, aliás, tenta brincar com o formato das lanternas da Volvo para confundir os desavisados.

Tudo indica que o conjunto será horizontal, invadindo a tampa do porta-malas e assim rompendo com as gerações anteriores, que sempre utilizaram elementos verticais.

A 5ª geração do CR-V utiliza a mesma plataforma modular do novo Civic da 10ª geração. Além disso, o SUV deve herdar os novos motores 1.5 VTEC e 2.0 VTEC, ambos turboalimentados e com injeção direta. Segundo relatos no exterior, o novo CR-V deve ser apresentado no início de 2017 e pode chegar ao Brasil ainda no ano que vem, dependendo dos estoques do modelo mexicano na rede.

Modelo de sucesso

O CR-V foi lançado pela Honda em 1995 e era um típico “SUV japonês” com medidas modestas e mais voltado ao público asiático. A segunda geração chegou em 2002 e cresceu, mas ainda preservando os traços orientais – inclusive com estepe do lado externo do carro.

Foi em 2007 que tudo mudou. A terceira geração, mais ‘ocidental’, perdeu o estepe externo, ganhou formas mais robustas e passou a ser produzida nos Estados Unidos e no México, onde trocou de lugar com o Accord. Esse CR-V fez sucesso no Brasil vindo da fábrica mexicana sem pagar impostos de importação e ainda numa época em que não havia cotas para os veículos produzidos lá.

A quarta geração, hoje vendida no Brasil, teve desempenho discreto já que obedece as cotas de importação e também porque seu preço já não é tão competitivo como antes – até agosto foram emplacados apenas 1.382 unidades, muito pouco comparado às quase 19 mil unidades vendidas em 2010.

Veja também: AUTOO faz o primeiro flagra mundial do novo Jeep Compass 2017

Fotos: Autohome

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis