Novo HB20 mexe pouco na receita que tem dado certo
A partir de 10 de outubro nas lojas, HB20 2016 atualiza desenho, pacote de equipamentos e tecnologia para se manter no topo do ranking de vendas
A Hyundai tem motivos para comemorar. Com sua chegada oficial como fabricante em 2012, hoje ela já é a quinta maior montadora do país, com 8% de participação, atrás apenas de Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford. Grande responsável por isso, o HB20 está mudando para continuar atual e forte perante a concorrência depois de três anos.
Apresentado na noite de segunda-feira (21), visualmente o hatch ficou bem parecido com o conceito R-Spec, apresentado no Salão do Automóvel do ano passado. Por fora, os parachoques dianteiro e traseiro têm novo desenho, e este último ficou 2 cm maior para proteger a tampa do porta-malas em impactos leves. Os faróis têm projetor e LEDs, mas apenas na versão mais cara, Premium, e lanternas traseiras revistas, com nova organização de iluminação e assinatura para, como dizem, reconhecer um HB20 de longe durante a noite. Os faróis auxiliares também possuem projetores.
O carro chefe da coreana estudou seus concorrentes para melhorar sua oferta de equipamentos e atualizações mecânicas. As versões 1.6 podem ter o câmbio automático de seis marchas, como o Chevrolet Onix, substituindo a caixa de quatro velocidades, e como os Volkswagen Fox mais caros, o mesmo motor tem, de série, câmbio manual de seis marchas e deixa de usar o esquecido tanquinho de partida à frio. Para o motor 1.0 de três cilindros, apenas revisão em itens para ajudar no consumo, com melhoria de até 6 %, mas ainda com a necessidade do tanque auxiliar para ligar em dias frios, algo que os demais três cilindros concorrentes já aposentaram.
Subindo o nível
Por dentro, a exigência foi melhorar os materiais dos acabamentos. Os bancos têm novos tecidos, com melhor toque e desenho, e detalhes em cromo e preto deixam o interior mais próximo de modelos mais caros. Para a versão Premium, o opcional de bancos em couro marrom o coloca mais perto dos Hyundai importados. Ar-condicionado automático digital e air bag lateral agora fazem parte da lista de equipamentos do HB20 topo – mas não os controles de tração e estabilidade, como o Ford Ka.
Como não poderia ser diferente, o quesito conectividade do HB20 também foi modificado. Além do novo desenho dos aparelhos básicos, que já possuem Bluetooth e porta USB, o sistema multimídia BlueMedia, com tela touch screen de 7”, agora se conecta e conversa com seu smartphone, seja Android ou iOS, via CarLink e Apple Car Play (este a partir de 2016), como o Fox.
Como tudo tem um preço, os preços subiram. Vejam:
- O básico Comfort 1.0, de R$ 38.995, já possui a direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo com aviso de revisão, sistema de fixação IsoFix, para cadeiras infantis, rodas 14” com calotas e pneus 175/70, som com Bluetooth e USB e vidros dianteiros e travas elétricas;
- Na versão Comfort Plus 1.0, de R$ 42.595, adiciona rodas 15” com calotas e pneus 185/60, alarme, todos os vidros elétricos, chave canivete e retrovisor elétrico;
- A Comfort Style 1.0, de R$ 46.345, as rodas de 15” são de liga leve e todos os vidros tem subida e descida elétricos com função “um toque” e os faróis auxiliares projetores. Aqui, a lanterna é a nova, enquanto as anteriores mantem a anterior;
- A Comfort Plus 1.6 tem os mesmos equipamentos da 1.0, mais a partida a frio sem tanque, por R$ 48.745. Com câmbio automático, R$ 52.745;
- Comfort Style 1.6, de R$ 51.845, tem o mesmo pacote da 1.0, mais a partida a frio sem tanque. Com câmbio automático por R$ 55.845.
- A topo, Premium, com câmbio automático, de R$ 59.445, adiciona o ar-condicionado digital de uma zona, air bags laterais, faróis projetores com acendimento automático e retrovisores com rebatimento elétrico. Com bancos em couro marrom, R$ 61.035 e, mais acima, com central multimídia e couro por R$ 63.535.
Na prática
Com as maiores mudanças estão nas versões 1.6, iG avaliou uma delas. Em busca da melhora do consumo, o HB20 1.6 com câmbio manual de seis marchas tem, além da marcha a mais, escalonamento mais longo e recalibração da injeção. Continua com os 128 cv, mas aparenta ter acelerações mais lentas, sem mais a vigorosidade que ele possuia. Ainda assim, se sai bem na cidade e estrada se você quer apenas se deslocar sem mais emoção.
Na versão automática, as trocas mais suaves, a opção de trocas manuais sequenciais pela alavanca e as seis marchas o colocaram em um patamar acima para quem vai escolher entre os hatches sem o pedal de embreagem. Nenhum HB20 2016 possui novidades em suspensão ou direção, apesar da necessidade de mudanças. Com a resposta da assistência lenta e leve demais em velocidades mais altas e suspensão mais voltada ao conforto, quem gosta de andar mais rápido sentirá que falta algo no Hyundai. O hatch realmente tem foco no conforto.
Apesar das mudanças significativas, alguns detalhes poderiam ter sido revistos como a adoção de direção elétrica, mais precisa e econômica, e um novo motor 1.0 turbo, como o rival up!, por exemplo.
De R$ 59.445 hatch compacto Chevrolet Onix, Ford Ka e Fiat Palio 109,9 mil unidades (3º da categoria) 1.6 flex 128 cv a 6.000 rpm 16,5 kgfm a 5.000 rpm Manual de 6 velocidades 3,9 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,5 m de entreeixos 1.040 kg 300 litrosHyundai HB20 Premium 1.6 Aut. 2016
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
Mercado, apesar de tudo
Com o seu produto nacional como segundo colocado em vendas para o varejo, a Hyundai não vê esta mudança como suficiente para chegar no primeiro colocado, o Chevrolet Onix, que possui uma maior rede de concessionárias e capacidade de produção maior que a planta da coreana em Piracicaba. Mas esta atualização de meia vida pode diminuir a diferença entre eles, ambos apresentados em 2012 para o público. As variantes S, sedan, e o X, aventureiro, serão apresentados posteriormente.