Novo HB20 2020 deixará de ser apenas 'brasileiro'

Flagras da nova geração do compacto da Hyundai indicam que marca vai vender modelo em outros mercados
Protótipo do HB20 de segunda geração que circula na Coreia do Sul

Protótipo do HB20 de segunda geração que circula na Coreia do Sul | Imagem: Reprodução/Bobaedream

Criado especialmente para o Brasil, o HB20 provou que a Hyundai estava certa em dar exclusividade ao cliente nacional (embora alguns vizinhos tenham recebido o modelo em pequenas quantidades). A tarefa de desenvolver o compacto, no entanto, coube à matriz sul-coreana já que aqui a montadora não dispõe de um centro de design e engenharia com essa finalidade.

Agora que está chegando a hora de preparar o lançamento da segunda geração do HB20, a Hyundai está repetindo a fórmula de projetá-lo do outro lado do globo, como mostram flagras recentes de protótipos. A novidade é que desta vez o HB20 não será exclusividade brasileira.

Tratado como novo Grand i10 em alguns países, o novo hatch compacto será um produto global pela primeira vez. Deve herdar traços do irmão mais sofisticado i20 mas com uma carroceria mais espaçosa e destinada a mercados emergentes.

Como revela uma das imagens que circulam na internet, o novo HB20 terá uma frente com o novo estilo da Hyundai que inclui uma grade em filete e uma enorme entrada de ar no para-choque, também ele bastante projetado.

Na traseira, enormes lanternas horizontais parecem invadir a tampa do porta-malas, mas os traços devem ser menos agressivos que os do i20. De maneira geral, o novo HB20 deverá manter alguma similaridade com a atual geração de forma a preservar a identidade da marca.

Como hoje, o compacto terá grande preocupação com o acabamento. Maçanetas e retrovisores dos protótipos indicam um grande cuidado com a qualidade, o que deve se repetir internamente.

Hoje o HB20 tem ficado para trás em algumas áreas como por exemplo o uso de direção hidráulica em vez de elétrica como seus concorrentes. A Hyundai também não tem um motor 1.0 de 3 cilindros tão eficiente assim como sua central multimídia, hoje item obrigatório, não parece tão integrada quanto sistemas como o MyLink da Chevrolet ou o Sync 3 da Ford.

Espera-se também que a Hyundai aprimore a suspensão do veículo que privilegia muito o conforto em lugar de uma direção mais esperta. Tudo, é claro, sem perder muito do feeling atual.

Modelo 2020

Parece cedo para que a Hyundai resolva apresentar o novo HB20 no salão de São Paulo em novembro. Exceto se resolver expor um conceito que antecipe alguns traços do modelo, como fez na primeira reestilização em 2014. De qualquer forma, a segunda geração deve chegar ao mercado em 2019 já como modelo 2020 provavelmente.

Em quase seis anos no mercado, o HB20 (e sua versão aventureira HB20X) acumulam mais de 660 mil unidades vendidas no Brasil. Tanta demanda fez a Hyundai atingir a marca de 1 milhão de veículos produzidos em Piracicaba há algumas semanas. Certamente, a equipe responsável pelo projeto lá na Coreia do Sul está agora sob pressão para repetir o sucesso da primeira geração.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis