Futuro Ford Mustang S650 pode ter câmbio manual sem pedal de embreagem
Sistema eletrônico patenteado pela marca pode ser um diferencial do esportivo
O Ford Mustang S650 deve ser lançado apenas em 2023, mas o esportivo pode ter um curioso sistema de embreagem.
De acordo com o site Muscle Cars & Trucks, a marca norte-americana patenteou um sistema de embreagem eletrônica, que permitiria a troca das marchas sem a necessidade de pisar no pedal da embreagem, movendo apenas a alavanca de câmbio.
A embreagem em si continuaria existindo, mas sensores seriam os responsáveis pelo acionamento da peça. Assim que eles notassem que o motorista encostou na alavanca do câmbio, o sistema faria o acionamento da embreagem de modo automático.
Por mais que pareça algo totalmente inovador, essa solução já foi utilizada, inclusive no Brasil. E há quase 30 anos.
No fim dos anos 1990, a Fiat lançou uma versão do Palio com um sistema bastante parecido. A ideia era unir a comodidade do câmbio automático, com a economia de combustível dos manuais. Chamado de Palio Citymatic, o modelo não foi um sucesso de vendas e durou pouco tempo no mercado.
Porém, ele não foi o único. O Mercedes-Benz Classe A de primeira geração tinha um sistema parecido, assim como a segunda geração do Chevrolet Corsa, que estreou em 2002, também apostou na tecnologia. Em comum, todos mantinham a alavanca do câmbio manual, mas perdiam o pedal da embreagem – como nos carros automáticos.
Mesmo sendo uma ideia promissora no papel, na prática a situação era diferente. Os proprietários reclamavam de trepidações e patinação, além de um consumo alto da embreagem e que exigia a troca antes do previsto, sem contar o alto custo de manutenção.
Solução moderna
Evidentemente que a tecnologia evoluiu em quase três décadas, e não dá para afirmar que o Mustang S650 sofreria com os mesmos problemas. No entanto, a sensação é de um filme repetido, já que o funcionamento seria bastante semelhante.
No caso do sistema da Ford, pode ser que o pedal de embreagem seja mantido, ou até mesmo um botão seja adicionado para fazer o acionamento manual da embreagem, caso mostre-se necessário. Como a patente já foi feita, resta aguardar para ver se a marca do oval azul vai mesmo apostar na tecnologia, ou se vai apenas guardar a patente para uma situação no futuro.