Novo Ford Bronco pode contar com motor V6 turbo a gasolina de 400 cv

Possível versão Raptor do novo utilitário esportivo da marca do oval azul não acomoda V6 utilizado na F-150
Projeção do fórum Bronco6G para a nova geração do utilitário

Projeção do fórum Bronco6G para a nova geração do utilitário | Imagem: Reprodução internet/Bronco6G

A conta-gotas, informações a respeito do novo Ford Bronco vão aparecendo e dando pistas do que poderá ser visto em seu lançamento. Enquanto a sua estreia foi adiada várias vezes, o modelo deverá estrear ainda em junho. Até lá, a Ford já divulgou um vídeo do novo Bronco mostrando suas capacidades no fora de estrada. A novidade deverá ser rival do Jeep Wrangler no mercado norte-americano.

Como já é tradição na linha de utilitários mais robustos da Ford, já se espera uma futura versão Raptor, nome também usado nas picapes F-150 e Ranger. A última inclusive servirá de base para a nova interação do utilitário esportivo. Com isso, são esperados motores como 2.3 turbo a gasolina, já usado na caminhonete, para o Bronco. Além disso, ainda se cogita o 2.7 V6 turbo das versões de entrada da F-150.

No entanto, tendo respectivamente 274 cv e 330 cv, os dois propulsores não são exatamente os mais "performáticos" disponíveis na linha da Ford para a produção de um Bronco Raptor. Porém, conforme notado pelo canal RevMatchTV, o 3.5 V6 turbo da F-150 de 450 cv não cabe no cofre de motor da Ranger e, assim, também não será possível colocá-lo no SUV.

Ainda de acordo com a publicação, uma solução pronta já está sendo utilizada na linha de produtos da Ford. Os recentemente renovados Ford Explorer e Lincoln Aviator lançam mão de um motor 3.0 V6 turbo a gasolina que entrega nestas aplicações 400 cv e 57,3 kgfm. Menor e mais leve que o 3.5, teria adaptação simplificada no Ford Bronco “Raptor”, apesar de ser menos potente.

Projeção para uma das opções de carroceria do novo Ford Bronco 2021
Projeção para uma das opções de carroceria do novo Ford Bronco 2021
Imagem: Reprodução internet/Bronco6G

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva