Novo EcoSport: do Brasil para o mundo
Geração que está sendo desenvolvida pela filial brasileira será modelo global da marca. Novo Focus (foto), no entanto, ainda levará tempo para chegar ao país
Uma Ford global, reiteirou hoje o presidente mundial da Ford, Allan Mullaly, no Salão de Paris. Mas não de maneira simultânea, explicou para o AUTOO nesta quinta-feira em Paris o diretor de assuntos corporativos e governamentais da empresa no Brasil, Rogelio Golfarb. “A tendência é que o intervalo entre o lançamento de um modelo seja reduzido para poucos anos, mas dificilmente veremos veículos chegando ao mesmo tempo em vários mercados”, disse.
A Ford mostra em Paris o novo Focus ST, versão esportiva da 3ª geração, que será lançada nos Estados Unidos e Europa no começo de 2011. “O Brasil ainda terá de esperar um pouco, afinal a atual geração vende muito bem e é moderna – tem apenas dois ano” justificou Rogelio.
EcoSport mundo afora
O executivo da Ford confirmou que nosso país ficará alinhado com o restante do mundo: “não teremos mais produtos regionais. Eles não serão vendidos em todos os países, mas sempre serão pensados para vários mercados”.
Rogelio deu um exemplo com o EcoSport. O crossover compacto ganhará nova geração em 2012, desenvolvida com exclusividade pela filial brasileira e que será produzido em Camaçari, após a ampliação da unidade, que terá capacidade para 300.000 carros por ano. “O novo Eco é um produto genuíno da engenharia brasileira e será exportado e produzido também em outros países, um feito até hoje nunca alcançado pela indústria nacional”, disse com orgulho.
Sobre novidades para o Brasil, o executivo confirmou a vinda da versão híbrida do Fusion: “mostraremos no Salão e começaremos a vendê-la em seguida. E ela impressiona. Traz motor 4 cilindros e motor elétrico, mas anda como um V6 e consome 30% menos que um popular”, concluiu.