Novo EcoSport 4WD e automático chegam até o final do ano
Modelo receberá a conceituada caixa Powershift da Ford, de dupla embreagem
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Ford EcoSport 2013 | Imagem: Ford
O segunda geração do EcoSport já figura entre os carros mais avançados produzidos pela indústria brasileira, pois possui uma moderna estrutura aliada a equipamentos de ponta. Todavia, isso é apenas o começo do que a Ford prepara para a nova linha de seu jipinho.
Segundo confirmou Steven Armstrong, presidente da montadora no Brasil, durante o evento de lançamento do carro, o novo Eco receberá até o final de 2012 a tração 4WD (4x4) e o câmbio Powershift, de 6 marchas e com dupla embreagem – esse tipo de transmissão é o que há de mais moderno atualmente na indústria.
Ainda de acordo com o executivo, a tração 4x4 será oferecido somente ao EcoSport com motor 2.0 Duratec, ao passo que o câmbio de dupla embreagem servirá tanto ao modelo 1.6 Sigma como ao modelo com bloco de 2 litros. Ainda não há nenhuma previsão sobre preços.
O câmbio Powershift, segundo informações da montadora no exterior, ajuda a reduzir o consumo de combustível em até 10% na comparação com transmissões automáticas convencional. O recurso também melhora o desempenho do carro, pois as trocas de marcha são mais rápidas e permitem ao motor operar de maneira mais equilibrada.
A caixa de marchas mais avançada é usada principalmente em veículos da Ford na Europa, como na terceira geração do Focus e o sedã de luxo Mondeo. A Volvo Cars, que antes pertencia ao grupo do oval azul, também utiliza o mesmo câmbio em alguns de seus produtos no Velho Continente, como o hatch C30 e o sedã S60.