Duster poderá ter até versões elétricas e híbridas na próxima geração
Site revela que a nova geração já está em desenvolvimento e que é possível que haja versões híbridas e até elétricas do SUV
A segunda geração do Renault Duster ainda é recente no Brasil, onde estreou em 2020, mas, na Europa, o SUV já conta com quatro anos de estrada e por isso diversos veículos de imprensa especializados buscam apurar informações sobre a próxima renovação do modelo.
Ao que tudo indica, a terceira geração do SUV criado pela Dacia já está em desenvolvimento e trará importantes evoluções para o carro, de acordo com o site Carscoops.
Como a eletrificação anda a todo vapor no continente europeu, o Duster não vai ficar de fora desta mudança. A tendência é que o SUV ganhe alguma versão híbrida, já que ele vai utilizar a plataforma CMF-B, a mesma do novos Sandero e Logan europeus.
Esta base é perfeitamente compatível com motores híbridos, sejam eles convencionais ou plug-in. Como a Dacia pretende manter os motores a combustão por mais alguns anos, para manter seus modelos mais acessíveis, a solução para o Duster é partir para o caminho da hibridização.
No entanto, uma versão 100% elétrica do SUV não está descartada. Vale lembrar que a própria Dacia conta com o Spring em sua gama, que é a versão eletrificada do Kwid.
Essência preservada
Apesar desta importante evolução no conceito do Duster, os rumores garantem que ele seguirá sendo um SUV com apelo off-road. Tanto que é esperada uma configuração 4x4 para o modelo na Europa.
Falando sobre a essência do modelo em sua nova geração, o chefe de produto da Dacia para a gama Duster, Julien Ferry, revelou que a evolução do SUV manterá "bom custo-benefício", seguindo como um "carro simples, que pode ser utilizado no off-road".
Porém, por enquanto nenhuma dessas informações são oficiais. Mesmo já estando em seu quarto ano na Europa, a segunda geração do Duster passou por um facelift recente e deve seguir até meados de 2024, com o novo modelo tendo estreia prevista para 2025.