Novo Duster é mostrado por completo; chega ao Brasil em 2025

SUV passa a ficar mais sofisticado e eletrificado, seguindo o mesmo padrão do Kardian
Dacia Duster

Dacia Duster | Imagem: Divulgação

Depois das imagens vazadas, eis que o novo Duster é apresentado oficialmente. O carro ficou  mais robusto que o seu antecessor, com materiais mais resistentes e sustentáveis, além de ter ganho espaço e capacidade de enfrentar trechos de terra. É um grande passo adiante, o suficiente para notar que a Renault vai mesmo lançar produtos mais refinados daqui em diante. 

VEJA TAMBÉM:

A semelhança com o protótipo Bigster, mostrado pela primeira vez em 2021 é evidente na nova geração do Duster. Entre outros itens, chamam atenção detalhes como os largos para-lamas com proteção emborrachada, grupo ótico full led, vincos profundos no capô e nas laterais e maçanetas das portas traseiras embutidas nas colunas.

O SUV mede 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,66 m  de altura, sendo 14 cm mais longo que a geração anterior.  O novo Duster utiliza a arquitetura CMF-B, a mesma do Kardian que chega ao Brasil em março de 2024. Segundo a fabricante, a nova base  traz melhorias na qualidade de condução e conforto, ao mesmo tempo que é compatível com motorizações híbridas.

Dacia Duster
Dacia Duster tem porta-malas de 472 litros, novas lanternas full led e 21,7 cm de distância livre do solo
Imagem: Divulgação

No interior, o novo Duster conta com cluster digital  de 7 polegadas e tela da central multimídia 10,1 polegadas. Quanto ao espaço interno, o novo Duster oferece 30 mm  de espaço extra para as pernas traseiras e maior largura interna dianteira. O porta-malas tem abertura mais ampla e piso mais baixo, com capacidade de 472 litros representando um aumento de 6% em relação ao Duster anterior.

A versão mais potente do Duster é o Hybrid 140, com um sistema híbrido autocarregável que produz 138 cv combinados . Na Europa, o carro terá motor de quatro cilindros de 1,6 litroaspirado e o 1,2 litro turbinado, com sistema híbrido leve de 48 V. No Brasil, entre as opções de motorização, pode-se esperar pelo 1.0 turboflex do Kardian, acoplaco à caixa automatizada, de dupla embreagem e seis marchas.

Dacia Duster
Novo Duster tem interior mais caprichado, com cluster digital e configurável e alavanca de câmbio eletrônica
Imagem: Duster

A versão 4×4 opcional tem cinco modos de condução selecionáveis ​​(Auto, Neve, Lama/Areia, Off-Road e Eco) e uma distância ao solo de 217 mm .A versão mais bem equipada pode vir com rodas de aro 18 polegadas,  faróis de neblina, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, sistema de som Arkamys 3D de 6 alto-falantes.  

Há também sistema de frenagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de velocidade, assistência de estacionamento traseir,, aviso de saída de faixa, sensor de fadiga, faróis automáticos, entre outros itens.

O preço ainda não foi divulgado. Na Europa, o novo Duster será produzido na fábrica de Pitesti, na Roménia. No Brasil, o carro deverá continuar sendo montado em São José dos PInhais (PR), com a mesma base do Kardian. Também haverá uma versão maior, o Bigster, para concorrer com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos e companhia, com cinco lugares. 

Dacia Duster
Versão topo de linha do novo Duster pode vir com rodas de aro 18 e maçanetas traseiras embutidas nas colunas
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana