Novo Dacia Spring antecipa como será a nova geração do Renault Kwid

Hatch elétrico se inspira na terceira geração do Duster europeu e ganha interior mais caprichado
Dacia Spring 2025

Dacia Spring 2025 | Imagem: Divulgação

A Dacia é a subsidiária de carros de baixo custo da Renault. Foi sob essa bandeira que nasceram carros conhecidos aqui vendidos com a marca francesa, como Logan e Sandero. Já o Kwid fez o caminho contrário. Foi lançado primeiro como Renault e só depois virou Dacia Spring em sua versão elétrica, aqui, o Kwid E-Tech, o carro a bateria mais barato do Brasil hoje.

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Mas coube à marca romena lançar primeiro a segunda geração do modelo —antecipando o que podemos esperar para o pequeno Renault Kwid nacional em breve—, apresentada nesta quarta (21) na Europa. Os mais exigentes vão dizer que não se trata de uma nova geração e sim uma reestilização e vão estar certos, mas as mudanças são bem evidentes.

Dacia Spring 2025
Dacia Spring 2025
Imagem: Divulgação

O desenho buscou inspiração na nova linguagem visual da marca, vista na terceira geração do Duster. São linhas mais retas e ângulos recortados. Os faróis são de LED formando um “Y” nas pontas, unidos pela grade com linhas sobrepostas. A da Renault será diferente.

Nas laterais, a Dacia manteve o desenho das portas, mas incluiu uma faixa preta na última coluna com o nome do carro. A traseira também ganhou os ângulos retos e novas lanternas interligadas por uma barra texturizada com o nome da marca em relevo. Na parte de baixo dos dois para-choques chama a atenção uma barra desenhada com uma espécie de mapa.

Dacia Spring 2025
Dacia Spring 2025
Imagem: Divulgação

Por dentro é onde estão as maiores novidades. Sai o interior simples do Kwid que conhecemos e entra um painel mais bem desenhado, com instrumentos digitais e uma central multimídia de 10 polegadas —a do Renault Kardian tem 8”. O seletor de marchas vira um joystick similar ao do novo SUV brasileiro.

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A mecânica não teve alteração. A Dacia explicou que seus clientes rodam 37 km por dia na velocidade média de 37 km/h. Em 75% dos casos, a recarga é feita na própria residência do proprietário do Spring elétrico na Europa. Sendo assim, manteve o motor dianteiro de 65 cv e a bateria de 26,8 kWh. A autonomia desse conjunto é prevista em 220 km no ciclo europeu. No Renault Kwid E-Tech, o Inmetro fala em 186 km.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023