Novo Creta 2022 chega ao mercado em junho; City hatch fica para dezembro
Estudo aponta também a chegada ao mercado de novidades da Citroën e da Fiat
Um levantamento muito interessante realizado pela IHS Markit foi publicado nesta semana pelo Automotive Business e antecipa a data de produção e chegada ao mercado de novidades importantes para o mercado brasileiro.
O relatório começa com o já revelado Toyota Corolla Cross, que teve a produção em Sorocaba (SP) iniciada em março e o primeiro mês cheio de vendas agora em abril.
Em seguida, o levantamento cronológico da IHS Markit aponta o início do Volkswagen Taos agora em abril na Argentina, fato que foi anunciado na semana passada. A previsão é que o SUV médio rival de Jeep Compass e do já citado Corolla Cross tenha o início das vendas programado para junho.
Outra grande estreia muito esperada para este ano fica por conta da nova geração do Hyundai Creta. Segundo a consultoria especializada no setor automotivo, tanto a produção quanto o início da comercialização do SUV produzido em Piracicaba (SP) ocorrerá em junho. Além da renovação estética externa e interna, o Creta deverá ganhar em suas opções mais caras a opção do motor 1.0 TGDI (turbo com injeção direta) que estreou por aqui na nova geração do HB20. Com ele, o SUV compacto deverá ganhar mais competitividade frente a rivais mais modernos como o Chevrolet Tracker e o Volkswagen T-Cross.
Avançando no cronograma, o conhecido até o momento como Progetto 363, da Fiat, terá a produção iniciada em agosto deste ano, com o início da comercialização ocorrendo no mesmo mês. A novidade vai posicionar a marca no segmento dos SUVs subcompactos (abaixo de Renegade, Creta, etc.) e vai estrear o novo motor 1.0 turbo com injeção direta em seus catálogos mais caros.
Também para o oitavo mês do ano está previsto que o esperado Jeep 7 lugares (Projeto 598) comece a sair da linha de produção em Goiana (PE) e chegue ao mercado na mesma época. Certamente será uma forte aposta da marca em nosso mercado e que chega para coroar os 80 anos da fabricante em grande estilo.
Já em setembro, a Stellantis prepara mais uma novidade. Segundo o levantamento da IHS Markit será a vez da Citroën iniciar a fabricação em Porto Real (RJ) do aguardado primeiro integrante do programa CC21 no Brasil, família desenvolvida na Índia para mercados emergentes. O modelo é vital para começar a recuperar a marca francesa por aqui e deverá atuar no segmento de SUVs subcompactos. As vendas devem começar no mesmo mês.
Já avançando para novembro, a Honda deverá iniciar a produção do novo City hatchback em Itirapina (SP), com as vendas começando em dezembro. O sedã totalmente renovado, por sua vez, deve chegar às concessionárias um mês após o hatchback, carroceria inédita para o City no Brasil. O cronograma, contudo, pode ser alterado por conta do abastecimento de peças para a indústria. Para se destacar frente aos rivais no que diz respeito à eficiência, a nova geração do City deverá adotar o que foi feito na Índia e apostar no motor 1.5 com injeção direta, o mesmo presente no CR-V e no Civic Touring, porém sem turbo.
A IHS Markit ainda foi além e avançou para 2022. De acordo com o levantamento, em fevereiro do ano que vem será a vez da Fiat iniciar a produção e colocar no mercado o SUV derivado do Projeto 376, que deverá atuar no segmento de médio porte e contar com estilo mais arrojado, provavelmente cupê. Ele seria uma alternativa ao Jeep Compass para quem deseja um modelo de tamanho equivalente, porém com formas mais esportivas.