Novo Corolla brasileiro será o ''híbrido mais limpo do mundo''
Toyota apresenta detalhes do conjunto propulsor híbrido flex que vai figurar no sedan
Um dos lançamento mais esperados do ano, em especial pela reputação que conquistou no mercado brasileiro, a 12ª geração do Toyota Corolla deverá chegar às concessionárias até o fim deste ano trazendo como um de seus principais destaques o conjunto propulsor híbrido flex. Com isso, o Corolla produzido em Indaiatuba (SP) será o primeiro automóvel no mundo com esse tipo de conjunto mecânico a aceitar etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
Nesta semana a Toyota antecipou alguns detalhes sobre o que vai figurar sob o capô do sedan médio em sua nova geração. De acordo com a material prévio informado pela marca, o novo Corolla nacional vai combinar um propulsor a combustão de 101 cv com outro motor elétrico de 72 cv. A potência e o torque combinados ainda não foram revelados. É interessante destacar que, no caso de modelos híbridos, não basta apenas somar as duas potências, uma vez que perdas ocorrem no sistema e muitas vezes a potência combinada resulta em um valor bem menor do que a soma pura e simples dos valores oriundos de cada um dos motores. Provavelmente a marca deixará para informar os detalhes técnicos completos apenas no lançamento do sedan.
De qualquer forma, a Toyota adianta que o Corolla híbrido flex nacional “será o automóvel movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo. Quando abastecido com etanol, seu potencial de compensar as emissões do CO2 o tornam um dos híbridos mais limpos do mundo. Mesmo assim, ele não perde em performance, dirigibilidade e conforto”.
Olhando para o bem estar dos ocupantes a bordo, a Toyota também antecipa que o motor elétrico do novo Corolla bem como o isolamento acústico mais trabalhado da cabine deverá oferecer um tratamento ainda melhor para os passageiros.
Assim como ocorre atualmente com o Prius, a Toyota vai oferecer 8 anos de garantia para o sistema híbrido envolvendo defeitos de fabricação ou montagem do conjunto em questão. Construído sobre a mesma plataforma do Prius, no caso a TNGA, o novo Corolla deverá contar também com o sistema Safety Sense em sua configuração topo de linha. Assim como ocorre no novo RAV4, o pacote avançado de tecnologia contempla recursos como o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto com comutação automática e o assistente de permanência em faixa com correção ativa.