Novo Honda Civic Si perde potência, mas oferece câmbio manual avançado

11ª geração do modelo ganha versão esportiva nos EUA com a carroceria sedã e aposta em visual discreto
Acima a nova geração do Honda Civic Si

Acima a nova geração do Honda Civic Si | Imagem: Divulgação

O novo Honda Civic Si foi revelado nos Estados Unidos nesta terça-feira (19).

Baseada na 11ª geração do modelo, a versão esportiva manteve o visual mais sóbrio, que marca a nova fase do carro.

O motor 1.5 turbo também foi mantido, mas com 203 cv (ante 208 cv do anterior) e 26,5 kgfm de torque (o anterior tinha 28,5 kgfm).

A transmissão é manual de seis marchas e passa a ter o sistema de sincronização de rotação que equipava o Civic Type-R. Com isso, durante a condução esportiva, o carro segura o giro do motor em uma faixa mais elevada para facilitar a entrada de uma marcha mais baixa, caso necessário.

Essa manobra normalmente é feita pelo condutor, sendo necessário realizar o famoso punta-tacco, quando embreagem, freio e acelerador são operados de forma conjunta.

No caso do Civic Si, esse processo é feito pelo próprio gerenciamento eletrônico do motor e câmbio. 

Elementos esportivos

Embora seja discreto no visual, o Civic Si tem alguns elementos exclusivos. É o caso dos logotipos na grade dianteira e tampa do porta-malas, bem como as rodas de 18 polegadas em preto fosco e o aerofólio traseiro. 

Internamente, a cabine conta com bancos inteiriços esportivos e com o nome da versão bordada nos encostos de cabeça embutidos. Já o painel tem acabamento em colmeia nas saídas de ar, detalhes em black piano e materiais que imitam aço escovado no console central. As costuras em vermelho são abundantes e estão presentes no painel, nos bancos, no volante e na alavanca de câmbio.

A central multimídia de nove polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay chama a atenção no centro do painel, sendo integrada ao sistema de som assinado pela Bose com 12 alto-falantes. Outra tela, de sete polegadas, ocupa o lugar do painel de instrumentos. 

Segurança 

Assim como os demais modelos do sedã, a segurança foi reforçada nesta nova geração do Civic Si. O modelo é equipado com a nova tecnologia da Honda que reforça a cabine contra colisões, além dos equipamentos do Honda Sensing de segurança ativa e assistência ao motorista. Por meio de uma câmera única, o carro consegue prolongar o campo de visão e identificar pedestres, ciclistas e outros veículos para evitar colisões e atropelamentos. 

Por enquanto, o Honda Civic passa por um momento de incertezas no Brasil. Há rumores cada vez mais fortes sobre o fim da produção do modelo atual, o que faria a nova geração ser importada. No entanto, nenhum posicionamento oficial da Honda foi feito até o momento.