Novo Citroën C3 é revelado na Europa
Modelo ficou maior e promete mais espaço interno; hatch conta com alto nível de equipamentos
Agora é oficial! Depois das primeiras informações vazadas na internet, a Citroën revelou a terceira geração do C3, que ficou maior, conta com um design mais agressivo e conta com um bom nível de tecnologia a bordo.
Com 8 cm a mais no entre-eixos (2,54 m) e um ganho de 5 cm tanto no comprimento (3,99 m) como na largura 1,75 m, a Citroën promete que a terceira geração do C3 será capaz de acomodar cinco adultos com conforto. Na parte interna, a Citroën adianta que os passageiros passam a contar com 2 cm a mais de espaço para os ombros em relação ao C3 atual.
Na parte externa, o design foi radicalmente transformado. O conjunto dianteiro de luzes passa a ser bipartido, uma solução também vista na Fiat Toro e que parece ganhar cada vez mais força. O para-choque dianteiro de proporções generosas é proposiotal e, segundo a Citroën, ajuda a transmitir uma sensação de robustez ao hatch.
O novo C3 conta com o Airbump nas laterais, uma interessante solução onde painéis inflados com ar e feitos de um material resistente a riscos ajudam a proteger a carroceria de arranhões. Também vale destacar as lanternas traseiras com formato 3D e o teto panorâmico, que está 4 cm mais baixo em relação ao C3 anterior para melhorar o deslocamento do fluxo de ar.
Além de poder optar entre três opções de cores para o teto, a Citroën permitirá que os clientes europeus também personalizem vários detalhes do carro, como a moldura dos faróis de neblina, capa dos retrovisores externos, painéis do Airbump, dentre outros elementos).
O mesmo ocorrerá na parte interna do carro, para a qual a marca preparou quatro opções de acabamento que misturam materiais e esquemas de cores dependendo das preferências do cliente.
Como já se tornou obrigatório até mesmo entre os compactos, o novo C3 conta com uma robusta central multimídia com tela de 7” que traz navegador com a possibiidade de acioná-lo por comandos de voz. Ela também oferece o recurso de espelhamento do smartphone por meio dos softwares CarPlay (Apple), Android Auto e Mirror Link (Samsung e LG).
No campo da segurança, há recursos como a câmera de ré traseira, assistente de partida em rampa, aviso de saída da faixa de rodagem, monitoramento de ponto cego e alerta de descanso para o motorista. Outro recurso bem peculiar presente no novo C3 é o ConnectedCAM Citroën. Trata-se de uma câmera instalada logo atrás do para-brisa que permite monitorar o que o motorista está vendo. Por meio dela é possível fazer fotos ou vídeos para compartilhar nas redes sociais ou até mesmo usar as imagens em um eventual acidente.
Na Europa, o C3 contará com opções de motor a diesel e gasolina, com destaque para 1.2 de 3 cilindros em suas versões aspirada e turbo.
Modelo de grande sucesso da Citroën, o C3 já soma mais de 3,6 milhões de unidades vendidas desde o lançamento em 2002. Ele também é produzido no Brasil desde a primeira geração. Questionada pelo AUTOO, a Citroën informa que não há planos de “produzir ou comercializar” a terceira geração do C3 por aqui, alegando que “o modelo atual é totalmente desenvolvido e adaptado ao gosto dos consumidores de Brasil e Argentina”. Vale destacar que recentemente ele recebeu o propulsor 1.2 e uma nova central multimídia, sinalizando que qualquer mudança por aqui ainda está longe de ocorrer.