Novo Chevrolet Cruze Sport6 já roda pronto nas ruas
Opção hatch do Cruze será lançada no Salão de São Paulo e chega às lojas ainda neste ano
Um dos segmentos que mais sofreu com a ascenção dos SUVs compactos, responsáveis também por varrer as stations wagons acessíveis e as minivans do cenário nacional, os hatches médios estão colecionando algumas boas notícias nos últimos meses.
Além da Volkswagen, que colocou no mercado o Golf com o interessantíssimo motor 1.0 TSI, a Chevrolet quer resgatar o bom nome que possui na categoria com a versão hatch do Cruze, que manterá a designação Sport6 conforme já foi confirmado pela marca.
A equipe do AUTOO flagrou uma unidade do modelo ainda completamente camuflada na região do ABC paulista, onde fica a sede da empresa no país. Com disfarces não muito pesados, apenas para disfarçar as formas mais salientes da carroceria, fica claro que o trabalho de tropicalização do hatch já está concluído, tanto é que ele será lançado durante o Salão de São Paulo, em novembro, e o início das vendas deverá ter início logo depois.
O que podemos esperar
A segunda geração do Chevrolet Cruze Sport6 vai compartilhar com o sedã o eficiente motor 1.4 16V com turbo e injeção direta, entregando 153 cv e 24,5 kgfm de torque com etanol, números muito bons e que permitem ao modelo uma excelente combinação entre desempenho e baixo consumo, como pudemos conferir em nosso teste a bordo do Cruze três volumes.
O Cruze Sport6 deverá chegar apenas em configurações automáticas, com 6 marchas, uma tendência entre os carros de porte médio para cima, onde este tipo de transmissão parece ter dominado de vez.
Com 91 kg a menos que o Cruze Sport6 anterior, a nova geração do hatch médio mira que busca o acabamento mais refinado e o nível superior superior de conforto e tecnologia embarcada que se encontra nessa categoria em relação aos modelos compactos.
Em relação ao sedã, o Cruze Sport6 renovado terá alguns atributos interessantes como oferecer bem mais espaço para carga no porta-malas, no caso 524 litros de capacidade contra 440 litros do sedã. Tanto o três volumes como o hatch compartilham o mesmo entre-eixos de 2,70 m, o que lhes possibilita acomodar 4 adultos com conforto. O Cruze Sport6, contudo, mede 4,45 m de comprimento contra 4,66 m do sedã, uma vantagem para o Sport6 uma vez que é mais compacto e mesmo assim oferece porta-malas superior.
Mercado
O Cruze Sport6 chega para disputar mercado em especial com o líder Ford Focus e o Volkswagen Golf. Atualmente o Focus registra uma média de 600 unidades emplacas mês, porém, as recentes novidades na categoria podem colaborar para trazer mais clientes ao segmento.
Considerando que a Volkswagen pratica um preço extremamente alto para o Golf com motor 1.4 turbo, indo de R$ 98.090 na versão manual ou R$ 103.490 na automática, e a Ford pede R$ 91.990 para o Focus 2.0 mais acessível com o câmbio de dupla embreagem, é bem possível que a Chevrolet coloque o preço do Cruze Sport6 também partindo da faixa de R$ 90.000, portanto bem semelhante ao praticado no sedã.
O grande diferencial do Cruze, no entando, reside no bom pacote de tecnologia embarcada que ele pode receber, com destaque para o assistente de estacionamento, alerta de colisão, dentre outros. O serviço de telemática OnStar também é um atributo de peso no modelo. Logo, vale a pena esperar pelo modelo caso você considere a compra de um hatch médio.