Novo Tiggo 7 terá opção de motor 1.6 turbo com injeção direta
Nova geração do SUV foi mostrada na China no ano passado. Modelo recebeu alterações importantes, mas não virá para cá
No final do ano passado, a Chery apresentou um Tiggo 7 renovado no Salão do Automóvel de Guangzhou (CHN) para o mercado chinês. Apesar de o Grupo CAOA, administrador das operações da Chery no Brasil, já ter efetuado o pedido de patente para a novidade por aqui, já foi confirmado que a marca não tem a intenção de trazer a nova geração do SUV para nosso mercado tão cedo.
No entanto, a novidade acaba de ser confirmada para o mercado russo, outro país participante do bloco econômico BRICS e que tem uma realidade automotiva similar a nossa. Por lá, o novo Chery Tiggo 7 estreará até o final de setembro, quando todos os detalhes e os preços para os russos serão divulgados.
Na dianteira, o novo Tiggo 7 conta com uma grade frontal maior e um capô está menos inclinado. Os faróis também estão mais afilados, sendo montados em posição elevada e mais próximos ao capô. Na lateral, a marca adotou uma janela atrás da coluna C integrada. Já na traseira, as finas lanternas passaram a ser unidas por filete único vermelho, dando a impressão de ser apenas uma peça, enquanto a placa foi reposicionada no para-choque.
Com as mudanças, o novo Chery Tiggo 7 cresceu um pouco, mantendo o entre-eixos de 2,67 m. O SUV passa a ter 4,50 m de comprimento, 1,74 m de altura e 1,84 m de largura. Na China, o modelo pode ter motor 1.5 turbo de 156 cv, similar ao flex oferecido no Brasil, mas também pode contar com um novo 1.6 turbo com injeção direta e potência na casa de 200 cv. E é na parte mecânica que a maior diferenciação deve ocorrer para a Rússia.
Por lá, há uma taxação maior para modelos com potência superior a 150 cv. Assim, o novo Chery Tiggo 7 que será oferecido no mercado russo deverá contar com uma interação mais antiga do 1.5 turbo, entregando 147 cv e 21,4 kgfm de torque, sempre com tração dianteira e associado a uma transmissão automática de relações continuamente variáveis (CVT). Aqui no Brasil, por sua vez, o 1.5 turbo trabalha com uma transmissão de dupla embreagem.
Enquanto na China o Tiggo 7 é oferecido na versão convencional e na variante Pro, mais luxuosa, os russos devem receber apenas a última, que conta com um acabamento mais aprimorado e uma grade em matriz de pontos no lugar dos filetes cromados. Para a lista de equipamentos, espera-se a inclusão de itens como painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 12,3 polegadas, ar-condicionado automático comandado por tela sensível ao toque, teto-solar panorâmico e controle de cruzeiro adaptativo.
O fato do novo Tiggo 7 contar com a motorização 1.6 turbo ao menos na China é uma notícia animadora, uma vez que ele poderá oferecer esse propulsor mais eficiente também quando for nacionalizado e ganhar bem mais competitividade no segmento de SUVs médios. O motor 1.6 turbo com injeção direta, de qualquer forma, está previsto para estrear ainda neste ano no Brasil figurando no Tiggo 8.