Novo BMW Série 3 aparece quase de surpresa no Salão de São Paulo
Nova geração do sedã havia estreado semanas antes em Paris e passará a ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2019
Se a Mercedes preferiu “esconder” a picape Classe X sua rival alemã, a BMW, foi rápida e trouxe para o Salão de São Paulo o novo Série 3, seu sedã mais conhecido por aqui. A agilidade da montadora é notável porque o modelo havia sido visto pela primeira no Salão de Paris, em setembro.
Logo depois disso, passou a ser flagrado no Brasil em testes, um sinal claro de que a BMW já tinha plano mais ousados para ele. E de fato ela cumpriu com a expectativa: nesta terça-feira, 6, a marca não só mostrou o sedã num belo azul como também anunciou que ele passará a ser vendido por aqui no primeiro semestre de 2019, importado da Alemanha.
Mas e a fábrica da BMW de Santa Catarina? Vai montá-lo a partir do segundo semestre, encerrando as suspeitas de que a unidade já não teria muita utilidade com o fim do Inovar Auto (que obrigava as montadoras a ter um conteúdo nacional mínimo). Além do Série 3, Araquari já tem outra missão, começar a montar o X4 no mês de dezembro. O cupê-SUV já pode ser reservado em pré-venda por R$ 334.950.
4ª geração do X5 e o “inédito” Série 8
Ainda falando da nova geração do Série 3, ele está maior, com entreeixos de 2,851 m, uma enormidade para um carro de porte dito médio por aqui. Além de mais espaçoso, o modelo também conta com mais eletrônica embarcada e alguns sistemas inteligentes como “Assistente Pessoal Inteligente” que pode ser acionado pela voz.
Ele contará com cinco motores, duas delas a gasolina, incluindo o 330i mostrado no salão e que tem 258 cv de potência.
Falando em potência, outros dois carros chamam a atenção no estande da BMW, a 4ª geração do X5, primeiro SUV da marca, e o “inédito” Série 8 Coupé. Ex-maior utilitário esportivo da fabricante (agora a marca tem o X7 que também será lançado aqui), o veículo será vendido no Brasil em 2019, agora importado dos EUA. É um gigante que não deixa ser muito veloz: o 0 a 100 km/h é feito em apenas 5,2 segundo com motor de 6 cilindros.
Sobre o Série 8, uma correção: a marca o chama de inédito, mas o modelo já teve uma famosa primeira geração nos anos 90 com direito a faróis escamoteáveis. Agora, o elegante cupê está de volta em grande forma e chegará ao Brasil também no ano que vem.
A versão que será vendida no Brasil é a M850i XDrive Coupé, com tração integral e motor V8 de 530 cv de potência. Com esse conjunto, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Só falta falar o preço.