Novo ASX Outdoor: para quem tem o pé na lama
SUV da Mitsubishi ganha versão com foco mais fora-de-estrada para suprir a brecha deixada pela TR4
Você é daqueles que acha que um SUV precisa fazer mais que apenas o rali urbano no shopping e no trânsito? Então a Mitsubishi agora lança uma opção preparada para um pouco mais de emoção, o ASX Outdoor. Ele usa a tração 4WD das versões mais caras, mas com câmbio manual justamente para atender o público que ficou carente da capacidade fora-de-estrada do Pajero TR4, que saiu de linha este ano, e ainda quer um bom carro para uso urbano.
O motor é o mesmo 2.0 á gasolina com 160 cv e torque de 20,1 kgfm das demais versões e do sedan Lancer. Por fora, as diferenças estão nos apliques, que servem para proteger a carroceria, nas rodas de 16” com pneus de uso misto (de 18” nas demais versões), ganchos de reboque na traseira e rack de teto maior. A pintura do ASX Outdoor é mais grossa, resistente á pedras, assim como detalhes em cinza chumbo, como a capa do retrovisor e as rodas.
Como se comporta
Para ver a real capacidade do Outdoor, fizemos uma etapa do Mitsubishi Motorsports, competição organizada pela marca para os proprietários de modelos 4x4, na categoria light de regularidade. Pelos canaviais da Ribeirão Preto, o ASX mostrou que as mudanças na suspensão, como novos amortecedores e barra estabilizadora, deram certo. Em poucos momentos se percebe algum barulho a desconforto, mesmo nos priores trechos em que foi possível até decolar um pouco. Mesmo sem alteração na altura do solo, o Outdoor passa facilmente pelos piores trechos, graças á tração selecionável com as opções dianteira, automática ou blocada 50/50, que reparte igualmente o torque entre os eixos.
O câmbio manual caiu como uma luva na proposta deste ASX. Porém é necessário usá-lo mais, já que o motor não ter força em baixas rotações, que seria fundamental na trilha. Emprestado da versão mais cara, o Outdoor tem controles de tração e estabilidade.
Para o asfalto, o Outdoor é confortável e possui itens como a central multimídia da Clarion e ar-condicionado automático. Com isolamento acústico bem feito, o único ruído que incomoda no ASX é o dos pneus mistos no asfalto.
De R$ 102.990 SUV médio Hyundai ix35, Honda CR-V, Suzuki Grand Vitara 9.582 2.0 16V 160 cv a 6.000 rpm (G) 20,1 kgfm a 4.200 rpm (G) Manual, 5 marchas 4,33 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,65 m de altura e 2,67 m de entreeixos 1.485 kg 415 litrosMitsubishi ASX Outdoor 2.0 4x4
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
Custando R$ 97.990, o ASX Outdoor tem preço próximo do Jeep Renegade diesel, também com tração integral. E é justamente diante da concorrência que ele mostra suas fraquezas pela sua idade de projeto. O acabamento interno, por exemplo, é mais simples e básico que dos concorrentes mais novos.
Esta versão será um reforço nas vendas do ASX, que foi de 656 unidades em outubro, em cerca de 100 unidades por mês. É um modelo de nicho, comprado pelo entusiasta da marca, que não são poucos, e por quem quer enfrentar as trilhas com o seu carro de uso diário sem nenhum problema.
Uma nova geração do ASX foi apresentada nos Estados Unidos este mês. Mas ele irá demorar para desembarcar aqui.