Novidades sobre o futuro SUV da Volkswagen no Brasil
Modelo pode derivar do projeto que está sendo desenvolvido pela Seat
Não é segredo para ninguém – e já foi mais do que formalizado pelo próprio presidente da Volkswagen por aqui – que a marca prepara um maciço investimento para renovar sua gama de modelos compactos no Brasil com quatro novos modelos, com destaque para o aguardado SUV compacto que vai disputar mercado com Honda HR-V e cia.
Até onde se sabe esses novos modelos nacionais contarão com a nova plataforma modular MQB, um sinal de modernidade em suas concepções e alinhamento global com os produtos mais recentes do grupo VW. Também poderá ser colocado nesses modelos o ótimo motor 1.0 TSI, com turbo e injeção direta, que sem dúvida nenhuma seria um diferencial significativo para esses modelos no mercado. Atualmente ele figura em algumas versões do up! e do Golf.
Um fato que é interessante ficarmos atentos (as), é que a divisão espanhola do grupo Volkswagen, no caso a Seat, está trabalhando em um modelo com proposta bem semelhante ao que pode ser o “nosso” SUV compacto, derivado dessa nova família de modelos.
Trata-se do Arona, um utilitário esportivo que, na Europa, será posicionado abaixo do Ateca, SUV de porte médio dentro da gama Seat. Considerando que a marca espanhola já está bem representada no nível de Jeep Compass, Honda CR-V, dentre outros, faria todo sentido aproveitar o desenvolvimento do Arona também para o Brasil. Claro que, por aqui, ele deverá ganhar novo design e a identidade da VW.
Essa nova família, como antecipamos, está prevista para estrear a partir de 2018 com o sucessor do Gol, portanto o SUV compacto deverá chegar mais ou menos na mesma época ou um pouco depois. Segmento mais em alta no mercado atualmente, a Volkswagen sabe que não pode esperar para incluir um SUV compacto em sua gama. Atualmente ela conta apenas com o Tiguan como opção, mas seu preço começando em R$ 128.270 com motor 1.4 TSI o torna difícil de atrair muitos compradores. Além disso, ele está em vias de estrear a nova geração por aqui ainda neste ano.
Fábrica Anchieta deve retomar produção
Uma notícia relevante foi confirmada nesta semana pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e publicada pelo Diário do Grande ABC. Segundo o presidente do sindicato, Rafael Marques, um dos modelos dessa nova família será produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Vale destacar que a unidade padece com mais da metade de sua capacidade produtiva inoperante.
De acordo com a reportagem do Diário, além do hatch, que deve ocupar o lugar do Gol, e do SUV compacto, também estão previstos como parte dessa família o sucessor do Voyage e da Saveiro.
O Gol seguirá a nova tendência dos hatches compactos de ganhar em sofisticação, equipamentos e espaço interno, mesmo caminho que veremos para o sucessor dos Fiat Palio e Punto, conhecido como projeto X6H. A picape derivada dessa nova família, por sua vez, poderá ser um modelo bem maior que a Saveiro atual, uma tentativa de mirar em produtos muito bem aceitos como a Fiat Toro. A picape atual deverá permanecer em linha em suas versões voltadas para o uso comercial.