Novidades 2018: o que esperar para o segundo semestre

Em ano de salão, marcas preparam um bom pacote de novidades para os próximos meses
Renault Alaskan 2017

Renault Alaskan 2017 | Imagem: Divulgação

Ao longo dos seis primeiros meses de 2018 já registramos a estreia de modelos importantes no mercado brasileiro, como o Toyota Yaris, o Peugeot 5008, a segunda geração do Volkswagen Tiguan agora com a sua carroceria Allspace no Brasil, dentre outras. Amparado pelo horizonte de melhora na economia e considerando que neste ano teremos mais uma edição do Salão de São Paulo, as montadoras preparam boas novidades para figurar nas concessionárias em breve. Listamos aqui algumas delas que contam com o lançamento esperado para o período entre julho e dezembro deste ano:

Renault Alaskan (lançamento confirmado): a marca francesa vai entrar no segmento de picapes médias em um projeto conjunto da aliança Renault-Nissan (que deu para a marca japonesa a nova geração da Frontier) com a alemã Daimler (que resultará para a Mercedes-Benz na inédita Classe X). A Renault Alaskan já está confirmada para ser exibida ao público brasileiro no Salão de São Paulo e o lançamento deverá ser concomitante com a mostra paulista. Caberá à Alaskan figurar como o principal lançamento da Renault neste ano.

JAC T80 (lançamento confirmado): seguindo os passos da Lifan, a JAC e sua rival CAOA Chery também adotarão estratégias para turbinar, literalmente, suas imagens no Brasil. Isso vai ocorrer com a oferta de modelos mais caros e bem equipados. Com isso, as fabricantes esperam reduzir aquele estigma de que os carros chineses só conseguem atuar nos segmentos de entrada. Se a Lifan trouxe ao Brasil o X80, a JAC lançará em novembro um modelo de proposta muito parecida. O T80 é um SUV grande com capacidade para 7 pessoas, motorização 2.0 turbo e promete um pacote avançado de itens de tecnologia, conforto e segurança. Assim como o concorrente da Lifan, o preço deverá ficar acima dos R$ 100.000. Outra novidade da JAC para este ano pode ser o T50, um facelift para o atual SUV compacto da marca chinesa. 

Citroën C4 Cactus (lançamento confirmado): uma das novidades mais aguardadas da Citroën para nosso mercado, a novidade chegará ainda neste semestre para posicionar a marca no concorrido ringue dos SUVs compactos. A própria Citroën aponta o lançamento do C4 Cactus como uma de suas movimentações mais importantes que realizará no Brasil. Sem dúvida o investimento em novos produtos é algo fundamental para dar mais fôlego à fabricante por aqui, já que sua participação de mercado já foi muito melhor. Podemos esperar como atributos do modelo o arrojado design francês, a motorização 1.6 THP flex (turbo com injeção direta) e um bom pacote de equipamentos de tecnologia.

Volkswagen Jetta 2019 (novidade esperada): ainda neste ano, é bem possível que a Volkswagen introduza no mercado brasileiro a nova geração do Jetta. Lançada no começo deste ano nos EUA e produzido no México, o Jetta ganhou uma melhora significativa no tamanho e nos itens de conforto e segurança amparados por um bom pacote de tecnologia. Equipado com motor 1.4 turbo, poderá ser um modelo que pelo menos leve os potenciais clientes de Toyota Corolla e Honda Civic a dar um pulo em uma concessionária da marca alemã para conhecê-lo de perto.

Volkswagen T-Cross (possível prévia no Salão de São Paulo): o início das vendas do T-Cross, SUV compacto da marca que vai atuar no mesmo segmento de Honda HR-V, Jeep Renegade e cia., está confirmado para o começo de 2019, mas, devido à importância do T-Cross no lineup da montadora por aqui, é bem provável que ao menos uma prévia da novidade ainda em formato conceitual seja revelada ao público no Salão de São Paulo. A marca certamente investirá pesado no T-Cross até mesmo pela demanda dos consumidores locais cada vez maior por esse tipo de modelo.

Chevrolet Spin 2019 (lançamento confirmado): não se trata de uma novidade propriamente dita, mas como a linha 2019 da Spin deverá ser o lançamento mais relevante da Chevrolet neste ano em termos de produto, decidimos listá-la aqui. As vendas, por sinal, começam logo após a virada do semestre, ainda em julho. Como já foi amplamente noticiado por nós, o modelo passará por um interessante reforma visual, que ajudou a tornar o visual da minivan um pouco melhor e mais equilibrado. Também são esperados aprimoramentos pontuais na suspensão e câmbio, que segue oferecendo como opções as caixas automática e manual de 6 marchas.

Ford Ka 2019 (lançamento confirmado): na mesma linha do Spin 2019, o Ford Ka em suas carrocerias hatch e sedã está longe de ser uma novidade, mas o modelo vai ganhar aprimoramentos relevantes a partir de julho que vale a pena colocá-lo nessa lista. Além da nova versão aventureira FreeStyle, tipo de configuração que mostra-se relevante na preferência dos brasileiros, o hatch e o três volumes em suas versões convencionais receberão também a opção do conjunto mecânico formado pelo motor 1.5 de 3 cilindros e a caixa automática de 6 marchas. Finalmente, agora com a transmissão que é cada vez mais desejada pelos brasileiros, o Ka deverá ganhar ainda mais espaço no segmento e aprimorar suas vendas.

Gama CAOA Chery (lançamentos esperados): na época em que a união entre a brasileira CAOA e a chinesa Chery foi anunciada aqui no Brasil, seus executivos prometeram a chegada de mais três novidades ao mercado ainda neste ano. Além do Tiggo 2, que recentemente ganhou uma opção automática, a Chery deverá lançar por aqui, muito provavelmente, o sedã Arizzo 5 e os SUVs Tiggo 4 e Tiggo 7. Caberá ao Tiggo 4 atuar no segmento de porte compacto, enquanto o Tiggo 7 será um modelo com preço e porte semelhantes aos do Jeep Compass. O trio será produzido aqui no Brasil, utilizando a capacidade fabril que a nova empresa possui nas cidades de Anápolis (GO) e Jacareí (SP).  

Renault Alaskan 2017

Renault Alaskan 2017

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis