Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Rara novidade entre sedãs médios, Nissan Sentra vira vice-líder da categoria

Sedã renovado importado do México já vende bem mais que os figurantes Cruze, Civic e Jetta

Foi-se o tempo em que ter um sedã médio era sonho de consumo do público. Desde pelo menos o Monza, o brasileiro de meia idade sobretudo passou a colocar esse tipo de veículo entre seus preferidos.

Vieram o Vectra, o Civic e o Corolla, para citar modelos que reinaram no segmento, entre tantos concorrentes que chegaram e saíram nas últimas décadas.

VEJA TAMBÉM:

Mas hoje a categoria não é sombra do seu passado, como já se sabe. Resta apenas o Toyota como modelo nacional, mas até mesmo ele anda perdendo espaço para o irmão SUV, o Corolla Cross.

Nissan Sentra 2023
Nissan Sentra 2023
Imagem: Divulgação

Nessa terra arrasada há quem comemore a boa aceitação no mercado, o novo Sentra. Importado do México desde março, o Nissan está na 8ª geração e é vendido apenas com motor 2.0 16V aspirado de injeção direta e transmissão CVT.

Nem isso tem reduzido o interesse pelo carro, que já acumulava mais de 1.200 unidades emplacadas até dias atrás.

Vice-líder

Parece pouco mas para a realidade atual é muito. Sem contar o Corolla, que já havia passado de 14 mil veículos vendidos, os demais participantes do segmento de sedãs médios estão distantes do Sentra.

Modelo Janeiro Fevereiro Março Abril Maio* Acumulado 2023
Toyota Corolla 2.238 2.847 3.864 3.261 2.172 14.382
Nissan Sentra 5 1 453 450 305 1.214
Chevrolet Cruze 86 49 83 117 70 405
Volkswagen Jetta 15 53 145 61 110 384
Honda Civic 42 157 76 33 7 315

* Números provisórios

Prestes a sair de linha, o argentino Cruze tinha apenas 405 unidades vendidas – a Chevrolet ainda não confirmou o fim da produção no país vizinho, mas isso parece favas contadas.

O também mexicano Jetta, da Volkswagen, vem logo atrás com somente 384 sedãs vendidos.

Nissan Sentra 2023
Nissan Sentra 2023
Imagem: Divulgação

Lanterninha, o Honda Civic tinha encontrado 315 interessados pela sua versão importada e cara – e pensar que ele chegou a liderar o mercado 15 anos atrás...

É claro que a vice-liderança do Sentra não é motivo para crer que os sedãs médios estão de volta.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Com preço a partir de R$ 150 mil, o Nissan custa parecido com as versões de entrada do Corolla mesmo sendo importado – fruto da isenção de impostos dos carros mexicanos e o custo mais baixo de produção.

Ele é na prática uma opção para quem quer um veículo diferente do onipresente Toyota e isso já é bastante nesse segmento.

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024