Novembro marca retomada de Onix e Onix Plus no mercado
Após 5 meses em queda, emplacamentos reagem no mês passado
Depois de amargar 5 meses seguidos de queda nos emplacamentos, o mercado brasileiro começou a esboçar uma resposta em novembro.
Apesar do período desafiador, em grande parte por conta do desabastecimento global de componentes e o movimento de alta dos juros no país, novembro registrou um crescimento de 7,31% nos emplacamentos do setor automotivo como um todo quando comparado ao mês imediatamente anterior. O percentual leva em consideração automóveis de passeio e comerciais leves, motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
Mesmo assim, segundo dados da Fenabrave, o volume de vendas em novembro de 2021 ficou 11,40% abaixo em relação ao mês de novembro de 2020.
No acumulado dos 11 meses de 2021, o setor automotivo registrou crescimento de 12,86% sobre o mesmo período do ano passado, acrescenta a Federação que reúne os concessionários instalados no Brasil.
A Fenabrave projeta um crescimento de 11,1% do mercado automotivo neste ano na comparação com 2020.
Destaques
No ranking de vendas de novembro, destaque para a retomada do Chevrolet Onix e do Onix Plus nas posições mais altas do levantamento.
O voltou a ser o veículo mais vendido em novembro, somando 9.327 emplacamentos. A Fiat Strada ocupou o segundo lugar no ranking com 8.535 unidades da picape chegado ao mercado, enquanto o Chevrolet Onix Plus fecha o pódio com 7.521 sedãs colocados nas ruas e avenidas do país.
Entre os SUVs, categoria cada vez mais buscada pelos brasileiros, o Hyundai Creta foi o modelo com este tipo de carroceria mais emplacado em novembro, com 6.099 unidades, seguido pelo Chevrolet Tracker (6.073) e o Jeep Compass (5.287).