Novas tintas automotivas são criadas por inteligência artificial
Programa da BASF cria novos tons na linha 2024 seguindo nova tendência de atualização
A clássica gama de cores para automóveis já teve o seu tempo, e a BASF impulsiona a cor através de uma série de mudanças Uma combinação de inteligência humana e artificial uniu-se para criar a coleção ON VOLUD, que considera a crescente necessidade de sustentabilidade e funcionalidade.
VEJA TAMBÉM:
- Cor azul é a nova favorita do mercado automotivo
- Branco segue como a cor mais popular em veículos ao redor do mundo
Todos os anos, os designers da divisão Coatings da BASF criam uma nova coleção de cores para inspirar os designers de automóveis em todo o mundo. Este ano, a inteligência artificial foi um forte impulsionador para a criação da nova coleção de cores da fabricante alemã.
Quando os designers da empresa analisaram o que os seus sinais de tendência lhes diziam, perceberam que era altura de uma atualização de cores. Surgiram tonalidades não clássicas, impulsionando as cores por meio de uma série de mudanças que refletem um estado de espírito positivo, com foco em tons mais claros e na exploração de novos e expressivos espaços de cor.
A ON VOLUDE oferece cores excitantes que também adoptam um enfoque crescente na sustentabilidade e na funcionalidade. Uma vez que os clientes confiam na coleção da BASF para conceber as cores para os seus futuros modelos, será possível ver a nova direção nas ruas ou nas garagens nos próximos três a cinco anos.
Graça Calma, a cor-chave para a América do Sul, é um cinzento sólido quente não metálico com uma forte textura cremosa, que transmite a procura pelo bem-estar e equilíbrio com uma perspectiva otimista e resiliente para o futuro. A textura não metálica dá-lhe um aspecto distinto, fugindo ao uso generalizado de prata e metálicos na região, e o tom dessaturado traz muita elegância a esta cor.
Estudos de mercado como Euromonitor e Deloitte apontam que na região as pessoas têm uma visão otimista em relação às perspectivas de futuro, incluindo felicidade e finanças. Também são confiantes, resilientes e se preocupam muito com a saúde e o bem-estar, ficando acima da média global em alguns quesitos, como adesão a exercícios físicos e prática de meditação, por exemplo.
“Essas características aliadas às tendências nas artes, moda e decoração, trazem a renovação para a cor da América do Sul, que segue acromática, mas com uma aparência elegante e não convencional”, explica Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul, a partir do estudo de Liz Hoffman, responsável pelo design de cores para automóveis nas Américas.
América do Norte – evolução das cores em funcionalidade
A paleta das Américas procura o otimismo e a divergência que celebra as possibilidades em todos os modos de arte e design. Os espaços de cores estão evoluindo na sua funcionalidade, ao mesmo tempo que aumentam o entusiasmo.
A coleção apresenta tons mais suaves, texturas minimizadas e movimentos sutis que aspiram a objetivos futuros próximos e distantes. As cores nas Américas contribuem para os efeitos de arrefecimento no veículo com refletância solar, trabalham com conceitos de mobilidade baseados em sensores e exploram mais abordagens com o fornecimento responsável de matérias-primas.
"Na coleção deste ano, os tons pastéis e os tons médios com tendência ao vermelho são substituídos por efeitos restauradores de amarelo e verde, que sugerem renovação", afirma Liz Hoffman. "A conexão complementa tanto os espaços de cores fundamentadas quanto as fugas do outro mundo. Mostra a evolução das mentalidades no design automotivo."
A paleta para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA) dá destaque às cores beges brilhantes. Os pastéis também desempenham um papel importante, introduzindo posições de cor não-automotivas interessantes no design automóvel.
Como se vê em toda a coleção ON VOLUDE, as cores na EMEA exploram características que vão muito além da posição da cor. Acrescentam matérias-primas sustentáveis e recicladas, conceitos compatíveis com LiDAR e RADAR e superfícies táteis.
"As cores expressivas refletem a nossa vontade de comunicar e de falar", afirma Mark Gutjahr, responsável pelo design de cores para automóveis. "Quando trazemos cores não-automotivas para a mistura, alargamos ainda mais essa conversa para novos e excitantes espaços de cor".
Ásia-Pacífico – abordagens realistas aos conceitos sustentáveis
Para a ON VOLUDE, os designers da região Ásia-Pacífico (APAC) exploraram e enriqueceram os importantes espaços de cor para brancos e cinzentos, enquanto novos espaços de cor aventureiros, como o verde pastel cintilante e o vermelho fluorescente, oferecem novas expressões para ir ao encontro da crescente individualidade dos compradores de automóveis na região.
A coleção mostra abordagens realistas de materiais e processos sustentáveis e uma diversidade de conceitos e efeitos também sustentáveis.
"Esta paleta pode criar incríveis harmonias de cores que são interações futuristas, modernas e divertidas entre combinações de cores e efeitos", diz Chiharu Matsuhara, chefe de design de cores para automóveis da APAC. "Estes conceitos sustentáveis são reimaginados de uma forma mais realista, impulsionando a liderança da BASF em sustentabilidade."
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter