Novas projeções antecipam linhas do substituto do Fiat Argo em 2026
Chegada do crossover feito com base do Grande Panda europeu também deve marcar o fim do Mobi
A Fiat deve deixar o segmento de carros mais simples até mesmo no Brasil, a partir de 2026, quando o subcompacto Mobi e o compacto Argo deverão deixar de serem oferecidos. Para substituir os dois modelos, a marca italiana pode apostar em um crossover, baseado no Grande Panda mostrado na Europa. Será um carro maior e mais sofisticado e que deve partir de algo em torno de R$ 100 mil.
VEJA TAMBÉM:
- Fiat Grande Panda: o que o hatch pode antecipar dos novos compactos no Brasil
- Fiat Grande Panda antecipa como será o novo Uno (ou Argo) em 2026
Com as novas projeções do designer Kleber Silva, é possível ter uma ideia melhor de como deverá ficar o provável substituto de Argo e Mobi no Brasil, dentro de dois anos, o que vai marcar o fim de uma era para a Fiat no país, conhecida por seus modelos acessíveis desde o 147, passando pela primeira geração do Uno, até chegar no Mobi, lançado em abril de 2016.
Já que o ticket médio já está acima de R$ 150 mil hoje em dia, as fabricantes estão deixando o segmento de "carros populares", em busca de margens maiores em tempos bicudos para a indústria automotiva em nível global. A questão da mobilidade mudou bastante, assim como as conjunturas e as cada vez mais exigentes normas de segurança e de emissões.
Por dentro, um ambiente moderno
Imagem: Projeção Kleber Silva
Fica claro que o novo crossover da Fiat será um carro bem mais sofisticado e espaçoso que o Argo, passando a ter um conjunto mecânico eficiente, do qual vai fazer parte uma das versões do sistema Bio-Hybrid, da Stellantis. No caso do novo modelo, deverá ser o que se costuma chamar de micro-híbrido, dotado de um pequeno motor ligado ao virabrequim que ajuda e economizar combustível e reduzir emissões nas acelerações, retomadas, entre outras situações.
Os desenhos do novo crossover da Fiat mostram a frente com o mesmo estilo do Jeep Avenger, que deverá ser fabricado em Porto Real (RJ), a partir de 2026. E a traseira segue o padrão do Grande Panda, revelado na semana passada para a imprensa europeia, com toques retrôs, que lembram o Panda original, dos anos 80, e que foi um dos modelos mais vendidos na história da Fiat no mundo.
Por dentro, o novo crossover da Fiat deverá ter cluster totalmente digital e configurável e central multimídia com tela panorâmica, volante multifuncional de dois raios e detalhes pintados de cores fortes para dar um aspecto moderno e arrojado ao novo modelo da Fiat que deverá brigar com Renault Kardian e o novo crossover do Onix que será fabricado em Gravataí (RS), entre os principais rivais.
Imagem: Projeção Kleber Silva
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter