Nova Toyota Hilux poderá usar base dos EUA e motor V6 diesel

Próxima geração da picape poderá compartilhar componentes com a Tundra e ter motorização turbodiesel mais forte
Toyota Hilux 2021

Toyota Hilux 2021 | Imagem: Divulgação

Enquanto o Brasil ainda aguarda o lançamento de uma VW Amarok V6 turbodiesel mais potente, a próxima geração da caminhonete está nos planos e será desenvolvida em conjunto com a nova Ranger. Até lá, a Toyota, fabricante da picape média mais vendida do Brasil há anos, tem um tempo para pensar em seus próximos movimentos. 

De acordo com o site australiano Motoring, a próxima geração da Toyota HiLux (com L maiúsculo mesmo por lá) deverá aparecer entre 2023 e 2024 e também concorrerá na atual corrida por potência do segmento. Primeiramente, a publicação afirmou que a novidade deverá usar por base a plataforma modular TNGA-F, usada globalmente em picapes e também nas próximas gerações da Tundra e da Tacoma, modelos vendidos apenas nos mercados norte-americanos.

Saiba mais: nova Toyota Hilux mais potente deve estrear em novembro no Brasil

A ideia é reduzir ao máximo o tempo de desenvolvimento das novas picapes, diminuindo o número de componentes e seus custos. É algo similar ao que a Ford e a Volkswagen, com as próximas Ranger e Amarok, e a Chevrolet, com a unificação das plataformas da GMC Colorado e a nossa S10, já vêm fazendo nesse mesmo sentido.

De olho no sucesso das caminhonetes da Ford, que vêm apresentando bons resultados com os modelos esportivos Raptor para Ranger e F-150, a publicação diz que a nova geração da Hilux também deverá contar com uma opção mais potente e calibrada pela Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota. O novo propulsor seria um V6 turbodiesel capaz de entregar 272 cv de potência e 66,3 kgfm de torque. Em nosso mercado, a picape é oferecida atualmente com 2.8 turbodiesel de quatro cilindros entregando “apenas” 177 cv. Porém, uma nova configuração do propulsor, com potência elevada para 204 cv, é aguardada ainda para 2020.

Detalhe da Toyota Hilux vendida na Europa
Detalhe da Toyota Hilux vendida na Europa
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva