Nova picape híbrida chinesa bate recorde ao rodar mais de 1000 km com uma recarga
Changan Hunter com três motores pode rodar 1.031 km sem abastecer, diz a fabricante
Que tal uma picape híbrida que pode rodar mais de 1000 km com um tanque de gasolina e com ajuda de outros dois motores elétricos? Estamos falando da Changan Hunter EREV, com autonomia estendida que funciona com um propulsor 2.0 turbo, que atua como gerador de energia.
VEJA TAMBÉM:
- Veja 7 picapes que serão lançadas no Brasil em 2024
- Ano das picapes? Veja as picapes que foram lançadas em 2023
Com tração integral, a Changan Hunter EREV vem com um motor no eixo dianteiro e outro no traseiro, cada um com 94 cv que são alimentados por energia gerada pelo 2.0 turbinado, a gasolina, capz de gerar 188 cv. Com esse conjunto, conforme a fabricante, o utilitário óde rodar até 1031 km sem precisar abastecer, ou ter as baterias recarregadas.
A título de comparação, a Ford Maverick híbrida tem tanque de 57 litros e autonomia de 775 km em trechos rodoviários, tomando como base dos dados do Inmetro, que diz que o consumo urbano é de 15,7 km/l e o rodovoário de 13,6 km/l.
No caso da picape chinesa da Changan, as baterias são de fosfato de ferro-lítio e garantem uma autonomia de 180 km pelo ciclo chinês CLTC. Levando em conta o que pode rodar com o motor 2.0 turbinado, chega-se a autonomia de 1031 km, o que pode parecer um tanto otimista, mas é o que os chineses declaram.
Interior bem equipado
De qualquer forma, entre outros detalhes, a picape da Changan (que já foi dona da Peugeot, antes da Stellantis assumir o controle da marca francesa) tem 5,38 metros de comprimento por 1,93 metros de largura, 1,89 m de altura e 3,18 m de distância entre-eixos, o que a caracteriza como uma picape média rival de Toyota Hilux, Ford Ranger Chevrolet S10 e companhia.
Mas a capacidade de carga da Changan Hunter é de apenas 495 kg, o que fica bem abaixo das principais concorrentes. Por outro lado, a versão de cabine dupla bem bem equipada, com tela panorâmica no interior composta pelo cluster de 7,5 polegadas que se une a de 12 polegadas do sistema multimídia. Além disso, há carregador de celular sem fio.
A versão com tração integral da Changan Hunter custa 149.900 yuans, em torno de R$ 105 mil em uma conversão simples. Mas a versão com autonomia extendida chega nos 216.900 yuans, ao redor de R$ 151.300.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter