Nova Nissan Frontier tem conforto de carro de passeio
Picape ganha visual e interior mais sofisticados; modelo pode chegar ao Brasil em 2015
A Nissan divulgou nesta quarta-feira (11) os primeiros detalhes e imagens da nova geração da picape Navara, que no Brasil é conhecida como Frontier. O utilitário, que começa a ser produzido na Tailândia já no próximo mês e será oferecido, a princípio, nos mercados asiáticos e europeu a partir do segundo semestre deste ano.
A camionete japonesa, que chegou a quarta geração (a primeira linha estreou em 1986 no exterior), segue um estilo semelhante ao da VW Amarok, que em alguns aspectos é mais parecida com um automóvel de passeio, o que representa um ganho em estilo e conforto para os passageiros. Ou seja, é uma picape mais dócil do que parruda, embora ainda sirva para o trabalho pesado.
Avaliação: VW Amarok Automática mais parece um automóvel
O visual da nova Frontier abandonou as linhas “quadradas” e ganhou um semblante mais, digamos, arredondado, com traços mais delicados. Os faróis estão maiores e ganharam o auxílio de LEDs para iluminação diurna e a grade frontal segue a identidade mais recente da Nissan, já aplicada em veículos como os sedãs Sentra e Altima. Na traseira há até um aerofólio na tampa da caçamba.
Na cabine nota-se que a Frontier está mais sofisticada, com materiais de acabamento mais refinados e mais gadgets eletrônicos. A central multimídia no painel incorpora funções de áudio e navegador GPS e o motorista passa a ter recursos como controle eletrônico de estabilidade e de auxílio de partida em subidas e controle de velocidade em descidas íngrimes.
A montadora japonesa também afirma ter recalibrado as suspensões da picape para um uso mais urbano e o diâmetro de giro foi reduzido, o que melhora a manobrabilidade do veículo.
Quanto a motorização, a Frontier mantém o bloco 2.5 16V turbodiesel, mas agora existem duas opções, uma com 163 cv e 41 kgfm de torque e outra com 190 cv e 45,9 kgfm – a versão à venda no Brasil já utiliza essa segunda configuração desde 2013. A maior novidade mecânica fica por conta do novo câmbio automático sequencial com sete marchas e a tração 4x4 passa a ser acionada por meio de um botão no painel e não mais por uma alavanca secundária.
Segundo a divisão brasileira da Nissan, ainda não há uma previsão de chegada da nova geração da Frontier. A versão atual foi lançada no mercado brasileiro em 2007 e no ano seguinte passou a ser produzida em São José dos Pinhais (PR). Portanto, embora a marca não confirme, o modelo deve ser substituído pela versão reformulada possivelmente em 2015 ou 2016.