Nova geração do Toyota SW4 estreia em 2022 com opção híbrida

Executivo da marca confirma que a empresa está desenvolvendo sistemas eletrificados para melhorar a eficiência do SUV
Toyota SW4 2021

Toyota SW4 2021 | Imagem: Divulgação

No final de novembro do ano passado, a Toyota apresentou o novo SW4 ao mercado brasileiro com um facelift e mais alterações importantes. Enquanto o SUV ainda está “fresco” em nosso mercado, a marca já está trabalhando na próxima geração de seu utilitário esportivo para mantê-lo relevante em um segmento cada vez mais competitivo.

Em entrevista ao site Autocar India, o engenheiro-chefe da Toyota, Yoshiki Konishi, revelou algumas das principais alterações que a nova geração do SUV deve receber, sendo que a sua estreia já está prevista para 2022. Entre as mudanças deverá estar a caixa de direção. O executivo afirmou que “No futuro próximo, queremos introduzir uma direção com assistência elétrica, que vai tornar o veículo mais fácil de dirigir. Para adicionarmos isso, precisaremos de uma grande mudança na plataforma eletrônica”.

Além disso, Konishi confirmou que a Toyota está trabalhando no desenvolvimento de um novo sistema de controle de estabilidade após o SW4 ter recebido críticas nos “testes de alce” na Europa. O executivo citou ainda que a nova geração do SUV terá uma digitalização maior e mais equipamentos de assistência, mas não informou quais serão.

No entanto, uma das atualizações mais importantes no Toyota SW4 de nova geração deverá estar embaixo do capô, pois a marca poderá adotar algum nível de eletrificação em seu SUV. Segundo o executivo, “No momento, uma motorização diesel não é a melhor. É difícil atender às normas. Então nós precisamos mudar do diesel para um sistema diesel-híbrido, ou outro propulsor”. Konishi, porém, não informou se a solução será híbrida convencional, plugável ou leve.

Toyota SW4 2021
Toyota SW4 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!