Nova geração do Toyota Corolla deverá elevar o patamar dos sedãs
Embalada pelo Rota 2030, podemos esperar bons avanços em termos de propulsão
Falar em Toyota Corolla, principalmente em mudanças envolvendo o modelo, é algo que certamente faz muita gente dedicar parte de sua atenção para saber do que se trata. Um dos carros mais vendidos do Brasil, atualmente ocupando a 9ª posição no ranking geral e líder com folga entre os sedãs médios, o Corolla conquistou uma posição imaculada entre os brasileiros graças ao seu conjunto muito competente e à boa reputação que a rede de concessionárias angariou com seus clientes.
Mas o mercado é dinâmico e a Toyota sabe que não pode relaxar frente a uma concorrência cada vez mais aguerrida. Há um bom tempo já temos a décima geração do Honda Civic, seu rival mais próximo, rodando por nossas ruas e avenidas e logo logo a Volkswagen colocará a interessante nova geração do Jetta à disposição dos brasileiros. Por tudo isso, a Toyota espera elevar o patamar do segmento com a nova geração do Corolla, já revelada na versão hatch nos EUA e prevista para estrear no Brasil já em 2019.
Na galeria de fotos que ilustra esse artigo você confere as projeções que o Kleber Silva preparou tomando como base o novo Corolla norte-americano, mas por aqui o sedã vai ganhar muito mais do que um visual novo com traços mais esportivos. Importante destacar que o Corolla a partir de sua nova geração vai ser construído sobre a mais moderna arquitetura modular global da fabricante, o que deverá render ao sedã índices de segurança, ruído e comportamento dinâmico ainda melhores.
Sob a carroceria do Corolla 2020, teremos aqui no Brasil um salto considerável na parte mecânica do sedã. Lembra do Prius flex que mostramos aqui no Autoo? Pois é, todo esse conjunto mecânico na verdade está sendo preparado para figurar na nova geração do Corolla nacional. Embalada pelo Rota 2030, que preconiza mais investimento das marcas em tecnologia e eficiência energética dos veículos comercializados aqui, a Toyota já se prepara para atender as novas regras.
Outro ponto em que o novo Toyota Corolla 2020 promete ser bem interessante vai para a estreia de um conjunto propulsor que promete alto nível de eficiência.
Revelado no início deste ano, um dos destaque vai para a nova caixa automática Direct Shift-CVT, que conta com uma engrenagem de partida e deverá, segundo a Toyota, entregar “respostas mais diretas e trocas altamente responsivas”. Com isso, a marca deverá conquistar uma parcela de consumidores que não são muito fãs desse tipo de câmbio automático. Além do novo comportamento, a transmissão Direct Shift-CVT promete ser ainda 6% mais eficiente que o câmbio CVT atual da marca utilizado em aplicações semelhantes.
Outra novidade que deverá estrear na nova geração do Corolla é o motor 2.0 da família Dynamic Force Engine. O propulsor mescla injeções direta e indireta e uma série de refinamentos construtivos para alcançar uma eficiência térmica da ordem de 40%, o que é algo notável para um propulsor a combustão sujeito a perdas dos sistemas de resfriamento, escape e pelo próprio movimento das peças mecânicas.
Claro que, até o momento, a Toyota não revela nenhum detalhe sequer sobre a próxima geração do Corolla fabricado aqui, mas vamos torcer para tudo o que foi revelado aos poucos pela marca globalmente se encaixe no sedã feito aqui. Com tudo isso no modelo, o Corolla alcança todas as condições para se manter nadando de braçada no segmento – inclusive elevando o padrão da categoria – bem como na preferência dos brasileiros.