Nova geração do Sandero realiza testes na Europa
Modelo deverá ser apresentado em 2020; para o Brasil, atualizações ainda demoram um pouco
Enquanto na Europa a gama composta pelos Dacia Logan, Sandero e Stepway inaugurou a segunda geração em 2012 e seu último facelift em 2016, aqui no Brasil estamos bem atrás no cronograma e somente neste ano o pacote de atualizações visuais chegou ao trio. Por essa razão, não estranhe se lá na Europa já se fala sobre a nova geração dos modelos de baixo custo da Renault/Dacia.
E é bom ficarmos de olho em tudo o que a subsidiária romena do Grupo Renault está preparando, uma vez que a concorrência aqui no Brasil (leia-se novos Onix e Onix Plus) está ficando cada vez mais acirrada e a marca francesa precisará se mover rapidamente no médio prazo para não perder espaço entre os compactos.
Como foi publicado pelo Carscoops nesta quarta-feira (9), a Dacia já iniciou os testes finais da nova geração do Sandero, que deverá ser revelada no Velho Continente ao longo de 2020.
Segundo as imagens, o modelo vai ganhar traços bem mais sofisticados, de certa forma remetendo ao Renault Clio mais recente. Um grande salto para o novo Sandero será o projeto baseado na plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ela é a mesma que figura no novo Clio europeu, portanto deverá conferir à terceira geração do Sandero patamares bem melhores em termos de comportamento dinâmico, conforto, baixo nível de ruído, entre outros ganhos.
Cogita-se que, graças à nova plataforma, o Sandero em sua terceira geração poderá até estrear uma inédita variante híbrida, o que ajudará a Dacia a cumprir com as normas de emissões cada vez mais restritivas no mercado europeu. A eletrificação é uma das benesses de se utilizar uma arquitetura mais avançada e moderna como é o caso da CMF-B e, de todo modo, colocaria uma opção muito interessante dentro da gama.
Também é esperado que o novo Sandero utilize o 1.3 TCe como uma de suas opções de motores. O propulsor em questão será nacionalizado e vai estrear no Brasil já no fim do ano que vem no Duster renovado. Ao menos na Europa, o modelo ainda contará com a opção de um novo motor 1.0 turbo com 3 cilindros e potência na casa de 100 cv.
Enquanto o Renault Clio permanece como a opção de hatch compacto mais sofisticado e apostando em um design arrojado para conquistar um público específico, as imagens do protótipo do novo Sandero publicadas pelo Carscoops nos sugerem que o modelo desenvolvido pela Dacia seguirá com seu foco no cheap space, ou seja, preservando uma carroceria que ofereça bom espaço para 5 pessoas e porta-malas ligeiramente acima da média, tudo isso com um preço agressivo. É a receita que se tornou "sinônimo" do Sandero aqui no Brasil e inclusive o ajudou a se popularizar em nosso mercado.
É claro que observar os protótipos camuflados não nos permite identificar com clareza todas as linhas do hatch, mas nota-se que o estilo será bem aprimorado em relação ao Sandero atual. A projeção de Kleber Silva que ilustra a notícia nos dá uma boa ideia do que podemos esperar para renovação do hatch. Peças como o capô, para-choques, lateral e até mesmo a tampa do porta-malas parecem mais trabalhados, ajudando a tirar um pouco do estigma de carro de baixo custo.
Na parte interna, o novo Sandero também deverá contar com um painel todo novo, bem como melhorias em sua central multimídia.
Além do Sandero, as novidades também deverão chegar ao Stepway comercializado no continente Europeu.
A segunda geração do Sandero/Logan/Stepway estreou por aqui em 2014, sendo re-estilizada neste ano e recebendo melhorias que ainda devem garantir uma sobrevida ao trio, como a inclusão da caixa automática CVT para algumas versões. Com isso, talvez a renovação dos compactos da Renault não ocorra no Brasil antes de 2022. Vamos ficar de olho e seguiremos noticiando aqui no Autoo. Acompanhe!