Nova geração do Mitsubishi Pajero promete arrojar no design
Imagens de novidade da marca para o mercado asiático nos dá sinas do que podemos esperar no SUV
Uma série de imagens vazaram nesta semana na internet mostrando o Mitsubishi Xpander, um misto de van com utilitário esportivo destinado ao mercado asiático. A princípio a novidade pode interessar pouco para nós, mas é essa dianteira e as linhas gerais do design que podemos esperar na próxima geração dos SUVs da marca, como o Pajero.
Há um bom tempo sem novidades para um de seus modelos mais emblemáticos, a Mitsubishi promete fazer vale a pena a espera pela quinta geração do Pajero.
Ao que tudo indica, a nova diretriz de design da Mitsubishi vista no Xpander e que podemos esperar para o novo Pajero se mantém bem fiel ao conceito GC-PHEV, com seu visual radicalmente novo e bem arrojado, que seguramente deverá posicionar o modelo de uma forma mais atraente no mercado de SUVs de grande porte com capacidade para 7 passageiros e boa aptidão para o uso off-road.
Soluções estéticas como o “teto flutuante” são vistas no Xpander das fotos divulgadas pela fan page Ferd e deverão figurar nos próximos SUVs da Mitsubishi. As formas da carroceria, pelo menos no crossover asiático, abusam das linhas retas e vincos na carroceria a exemplo de modelos como o Lexus NX.
Na parte interna, destaque também para o alto nível do acabamento interno, com uma bela tonalidade para o revestimento de couro e demais partes da cabine, bem como ainda investindo no uso de imitação de madeira no habitáculo, algo que até o momento agrada os consumidores desse tipo de carro. Como não poderia faltar, o modelo também conta com central multimídia, a qual poderia ser ligeiramente maior pelo menos levando em consideração o que vemos nas fotos.
Se nos basearmos no conceito de 2013, o conjunto mecânico dos próximos utilitários esportivos da Mitsubishi também deverá agradar. O protótipo GC-PHEV, por exemplo, contava com propulsão híbrida e mesclava um propulsor 3.0 V6 sobrealimentado por compressor com 335 cv com outro motor elétrico de mais 94 cv, que fica posicionado entre o motor a combustão e o câmbio automático de 8 marchas.
Pensando no baixo consumo, o conjunto híbrido em questão tem autonomia para cerca de 40 km em modo somente elétrico.
Sem deixar de lado o aspecto off-road, algo fundamental em um modelo com a proposta do Pajero, a nova geração do utilitário esportivo deverá receber o sistema Super All-Wheel Control (S-AWC), que inclui, além da tração 4x4 recursos como os diferenciais eletronicamente controlados, sendo que o traseiro é operado diretamente por um motor elétrico próprio, que também é capaz de recuperar energia em desacelerações e armazená-la nas baterias.
Ainda não sabemos quando a Mitsubishi fará a apresentação oficial da nova geração do Pajero, já que até mesmo os rumores sobre a estreia mesmo na mídia internacional são escassos. O fato da aliança Renault-Nissan agora também administrar a Mitsubishi seguramente deve impactar no projeto, com as empresas buscando maior sinergia.
Apesar das vendas em baixa no mercado brasileiro, é bem possível que a nova geração do Pajero não seja descartada por aqui pela ampla reputação que o modelo conquistou por aqui.
Correção (10/8 às 18h15)
Amigos como bem alertado pelos leitores Marcelo e Rogério Bertelli no Facebook, na verdade o modelo em questão flagrado nas imagens trata-se do Xpander, modelo destinado ao mercado asiático. Agradecemos aos leitores pelo alerta!