Nova geração do Mitsubishi Pajero promete arrojar no design

Imagens de novidade da marca para o mercado asiático nos dá sinas do que podemos esperar no SUV
Possível nova geração do Mitsubishi Pajero que circula na internet

Possível nova geração do Mitsubishi Pajero que circula na internet | Imagem: Reprodução internet/Ferd Fan Page

Uma série de imagens vazaram nesta semana na internet mostrando o Mitsubishi Xpander, um misto de van com utilitário esportivo destinado ao mercado asiático. A princípio a novidade pode interessar pouco para nós, mas é essa dianteira e as linhas gerais do design que podemos esperar na próxima geração dos SUVs da marca, como o Pajero. 

Há um bom tempo sem novidades para um de seus modelos mais emblemáticos, a Mitsubishi promete fazer vale a pena a espera pela quinta geração do Pajero.

Ao que tudo indica, a nova diretriz de design da Mitsubishi vista no Xpander e que podemos esperar para o novo Pajero se mantém bem fiel ao conceito GC-PHEV, com seu visual radicalmente novo e bem arrojado, que seguramente deverá posicionar o modelo de uma forma mais atraente no mercado de SUVs de grande porte com capacidade para 7 passageiros e boa aptidão para o uso off-road.

Soluções estéticas como o “teto flutuante” são vistas no Xpander das fotos divulgadas pela fan page Ferd e deverão figurar nos próximos SUVs da Mitsubishi. As formas da carroceria, pelo menos no crossover asiático, abusam das linhas retas e vincos na carroceria a exemplo de modelos como o Lexus NX.

Na parte interna, destaque também para o alto nível do acabamento interno, com uma bela tonalidade para o revestimento de couro e demais partes da cabine, bem como ainda investindo no uso de imitação de madeira no habitáculo, algo que até o momento agrada os consumidores desse tipo de carro. Como não poderia faltar, o modelo também conta com central multimídia, a qual poderia ser ligeiramente maior pelo menos levando em consideração o que vemos nas fotos.

Se nos basearmos no conceito de 2013, o conjunto mecânico dos próximos utilitários esportivos da Mitsubishi também deverá agradar. O protótipo GC-PHEV, por exemplo, contava com propulsão híbrida e mesclava um propulsor 3.0 V6 sobrealimentado por compressor com 335 cv com outro motor elétrico de mais 94 cv, que fica posicionado entre o motor a combustão e o câmbio automático de 8 marchas.

Pensando no baixo consumo, o conjunto híbrido em questão tem autonomia para cerca de 40 km em modo somente elétrico.

Sem deixar de lado o aspecto off-road, algo fundamental em um modelo com a proposta do Pajero, a nova geração do utilitário esportivo deverá receber o sistema Super All-Wheel Control (S-AWC), que inclui, além da tração 4x4 recursos como os diferenciais eletronicamente controlados, sendo que o traseiro é operado diretamente por um motor elétrico próprio, que também é capaz de recuperar energia em desacelerações e armazená-la nas baterias.

Ainda não sabemos quando a Mitsubishi fará a apresentação oficial da nova geração do Pajero, já que até mesmo os rumores sobre a estreia mesmo na mídia internacional são escassos. O fato da aliança Renault-Nissan agora também administrar a Mitsubishi seguramente deve impactar no projeto, com as empresas buscando maior sinergia.

Apesar das vendas em baixa no mercado brasileiro, é bem possível que a nova geração do Pajero não seja descartada por aqui pela ampla reputação que o modelo conquistou por aqui. 

Correção (10/8 às 18h15)  

Amigos como bem alertado pelos leitores Marcelo e Rogério Bertelli no Facebook, na verdade o modelo em questão flagrado nas imagens trata-se do Xpander, modelo destinado ao mercado asiático. Agradecemos aos leitores pelo alerta! 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis