Nova geração do Hyundai Creta terá um irmão da Kia

Futuros SUVs estão sendo desenvolvidos em conjunto; confira mais detalhes
Projeção de Kleber Silva para a nova geração do Hyundai Creta

Projeção de Kleber Silva para a nova geração do Hyundai Creta | Imagem: Kleber Silva

Em tempos de Volkswagen T-Cross e Citroën C4 Cactus chegando ao mercado em breve, as montadoras que atuam no segmento certamente já se preparam para mostrar suas respostas aos futuros SUVs compactos. Como já sabemos, T-Cross e C4 Cactus contarão com projetos bem interessantes, sobretudo do ponto de vista mecânico com o uso de motores com turbo e injeção direta, o que deverá conferir à dupla bom desempenho sem exagerar no consumo.

Já adiantamos aqui no Autoo que a próxima geração do Hyundai Creta deverá estrear dentro de dois a três anos e trazemos na notícia de hoje uma nova projeção do futuro SUV realizada por Kleber Silva onde é possível notar alguns elementos mais contemporâneos do design adotado por modelos da Hyundai, como a destacada grade frontal e um porte bem avantajado da carroceria do novo Creta. Aliás, esse aspecto de SUV mais robusto, é algo que sempre favoreceu ao Creta e lhe rendeu muitos clientes no Brasil.

O que se sabe é que a segunda geração do Hyundai Creta também está sendo desenvolvida com um irmão da marca Kia. A novidade deverá ser posicionado abaixo do Sportage e, seguindo a lógica do Creta, destinada a mercados emergentes como o brasileiro.

Assim como preconizado por VW T-Cross e Citroën C4 Cactus, a nova dupla do grupo Hyundai Kia deverá apostar em propulsores menores e mais eficientes, algo que hoje faz falta ao Hyundai Creta fabricado no Brasil. O 1.6 16V fica devendo em desempenho e o consumo é alto. O 2.0 16V, por sua vez, vai bem na performance, mas exige que você pare mais no posto de combustível.

Hoje as marcas sul-coreanas contam com ótimas opções em seus catálogos de motores, como unidades 1.0 e 1.6, ambos com turbo e injeção direta, além de transmissões com dupla embreagem, dentre outras, mas segundo algumas informações o conglomerado já investe em uma nova geração de motores ainda mais eficientes para atender normas cada vez mais exigentes em termos de consumo e emissões.

Além de tudo, outras fontes da imprensa especializada global apontam que o novo Creta poderá até mesmo ter uma opção de 7 lugares, o que certamente seria um diferencial bem interessante para o SUV compacto.

No longo caminho que um novo modelo percorre antes de chegar às concessionárias, podemos talvez contar com algum protótipo em 2019 dando sinais do novo Creta e o lançamento do modelo ocorrer em 2020 como linha 2021 em alguns mercados.

De qualquer forma estaremos sempre de olho e traremos para vocês as novidades aqui no Autoo!

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis