Nova geração do Honda Civic Si chega ao Brasil em 2018

País receberá somente a versão cupê importada do Canadá com motor 1.5 turbo de 208 cv
Honda Civic Si 2018

Honda Civic Si 2018 | Imagem: Divulgação

Ele nunca foi um sucesso de vendas, mas desde a versão sedã baseada na oitava geração o Honda Civic Si sempre foi um colírio para os olhos – e um objeto de desejo – para quem gosta de um carro com proposta e vocação verdadeiramente esportivos.

A 9ª geração do Civic Si, que trouxe a carroceria cupê ao Brasil, não tinha o brilho do sedã e sua proposta mais amigável em relação ao conforto fez muitos potenciais clientes não abraçarem a compra do modelo.

A Honda agora quer mudar o jogo com a evolução do Civic Si, dessa vez baseado na 10ª geração do modelo assim como o sedã já produzido aqui. A marca confirmou nesta segunda-feira (23) a importação da versão esportiva, que seguirá oriunda do Canadá e também somente na carroceria cupê.

O motor será o mesmo 1.5 turbo presente no Civic Touring, porém com potência e torque mais apimentados e com a liberdade para atuar em sua vocação esportiva. No Civic Si, o propulsor é calibrado para entregar 208 cv e 26,5 kgfm de torque, enquanto no sedã, onde tem maior preocupação em equilbrar consumo com performance, o 1.5 turbo chega aos 173 cv. Vale destacar que este é o primeiro Civic Si com motor turbo na história do modelo. 

Para realçar o apelo esportivo, o Civic Si 2018 contará com câmbio manual de 6 marchas, que, a julgar pelas gerações anteriores, deverá manter os engates curtos e precisos que sempre caracterizaram as transmissões desse tipo presentes no Civic.

Na mesma linha, o Civic Si é significativamente mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial dianteiro com deslizamento limitado. O Si traz ainda discos de freio de 12,3” na dianteira e pneus 235/40 R18.

Ainda de acordo com a Honda, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na dianteira, oriundos do Civic Type R, a variante mais esportiva dentro da linha Civic.

Como é esperado, o Civic Si trará alguns elementos diferenciados em relação ao sedã brasileiro para reforçar o caráter mais agressivo da versão. A dianteira, por exemplo, conta com um friso frontal preto e largas tomadas de ar. Rodas de liga leve aro 18” com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado. Na traseira, por sua vez, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com barra de LED horizontal e aerofólio traseiro elevado.

Na parte interna, o Civic Si traz bancos dianteiros esportivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha também está presente nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

A Honda até o momento não apresentou um mês específico para o lançamento do Civic Si 2018 no Brasil e nem antecipou o preço. Porém, considerando que hoje um Volkswagen Golf GTI é tabelado em R$ 132.250 podemos esperar um valor semelhante para o Civic Si.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa