Segundo modelo mais vendido pela BMW no Brasil, novo X1 deve estrear em 2022

SUV em sua terceira geração deverá manter opções de tração dianteira ou integral, podendo ainda estrear conjunto motriz 100% elétrico
BMW X1 2020

BMW X1 2020 | Imagem: Divulgação

A BMW já está testando a nova geração do X1. Unidades do modelo foram flagradas em testes por lá. Com isso, a imprensa europeia está apostando que a novidade será lançada em 2022, devendo manter as opções de tração dianteira ou integral. O modelo também manterá a oferta de propulsores a combustão. No entanto, são aguardadas as adoções de motores híbridos plugáveis e uma variante 100% elétrica, que deve chegar um ano depois com o nome iX1.

A terceira geração do BMW X1 estaria sendo tratada internamente pelo codinome U11 e desenvolvida em conjunto com a sucessora da atual Série 2 Active Tourer. Ainda não se flagrou o interior do SUV, mas ele deve seguir o que foi visto em imagens dos carros de teste da minivan, com conceito minimalista de poucos comandos físicos e uma grande tela digital curvada integrando o painel de instrumentos e a central multimídia.

Ainda em agosto, o site russo Kolesa fez uma projeção do que pode se aguardar para a nova geração do X1. Ao contrário dos últimos lançamentos da BMW, a novidade não deverá adotar uma grade frontal de grandes proporções, porém os faróis ficarão mais afilados. Em termos de porte e do estilo em geral, o X1 não deverá contar com mudanças muito arrojadas. Na lateral, uma novidade interessante será a adoção de maçanetas bem mais discretas, algo visto em flagras da próxima geração em testes. A linha de cintura poderá ser mais ascendente enquanto, na traseira, as lanternas serão revistas bem como o posicionamento da placa.

Hoje em dia, no Brasil, o BMW X1 parte de R$ 247.950 na versão sDrive20i GP com motor 2.0 turbo de 192 cv de potência e 28,5 kgfm de torque. Há ainda a série comemorativa de 25 anos da BMW no Brasil, a X1 M Sport 25 anos. Ela custa R$ 274.950 e traz o mesmo conjunto mecânico com o acréscimo de itens exclusivos de diferenciação. 

Hoje em dia o X1 é o segundo modelo mais vendido pela BMW no Brasil, ficando logo atrás do Série 3. Ambos são montados em Araquari (SC). 

Projeção do site russo Kolesa para a próxima geração do BMW X1
Projeção do site russo Kolesa para a próxima geração do BMW X1
Imagem: Kolesa/Nikita Chuyko

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva