Nova geração do BMW Série 3 entra em pré-venda no Brasil
Modelo chega às concessionárias em março; confira mais detalhes
Um de seus modelos mais relevantes em volume de vendas da BMW ao redor do mundo, a nova geração do Série 3 entra em regime de pré-venda no Brasil a partir desta segunda-feira.
Segundo a BMW, por enquanto apenas a versão 330i M Sport será oferecida por um valor sugerido de R$ 269.950. A configuração chega efetivamente ao mercado em março. Já o 330i Sport ampliará a gama do Série 3 no Brasil a partir de junho, quando estreia com preço tabelado em R$ 219.950.
A fabricante explica que as primeiras unidades do novo Série 3 serão importadas da fábrica de Regensburg, na Alemanha, e a produção nacional em Araquari (SC) será retomada no segundo semestre deste ano.
Em sua configuração 330i, o novo Série 3 traz sob o capô o motor 2.0 turbo de 258 cv e 40,7 kgfm de torque. Também atualizado, o propulsor conta com virabrequim mais leve, atrito interno reduzido, gerenciamento térmico otimizado e um novo sistema de gerenciamento digitalizado do motor. Trabalhando em conjunto com um câmbio automático de 8 marchas, o conjunto é capaz de impulsionar o sedã de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h.
A BMW acrescenta que a sétima geração do Série 3 tornou-se até 55 kg mais leve em relação à geração anterior dependendo da versão, enquanto a rigidez torcional da carroceria foi “significativamente aprimorada”.
O sedan conta com 6 airbags, os controles de tração e estabilidade de série e sai de fábrica com pneus run-flat. A versão Sport será disponibilizada em sete opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Branco Mineral, Cinza Mineral, Vermelho Melbourne e Azul Mediterrâneo). A versão M Sport, por sua vez, conta com cinco tonalidades diferentes: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral e a exclusiva Azul Portimao, de acabamento metálico. Internamente, a verão mais cara traz forração de couro Vernasca, em combinações de bege ou preto, ou ainda em Mocha ou Cognac; enquanto a Sport oferece revestimento em Sensatec, nas tonalidades bege ou preto.
O 330i Sport que chega em junho por R$ 219.950 traz como itens de série rodas de liga leve aro 18”, acabamento externo BMW Individual em High-gloss Shadow Line, acabamento interno em alumínio Mesheffect e pacote Sport Line com bancos esportivos. Ainda compõem a lista os faróis full-LED, faróis de neblina em LED, câmera de ré, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, sistema de som HiFi, freio de estacionamento com função Auto Hold e monitoramento da pressão dos pneus.
O 330i M Sport, por sua vez, acrescenta rodas de liga leve aro 19”, freios e suspensão M Sport, pacote M Sport aerodinâmico com spoilers e saias laterais exclusivos, volante M em couro e cintos de segurança M Sport. O sistema de som na versão é o Surround Harman Kardon. O interior do sedã oferece ainda revestimento de teto BMW Individual em Anthracite, acabamento em alumínio Tetragon, head-up display colorido, direção esportiva variável, assistente de estacionamento, além de assistente de farol alto e fechamento automático da tampa do porta-malas.
Outra tecnologia de destaque no BMW 330i M Sport é o BMW Live Cockpit Professional que engloba duas telas digitais, sendo um display de 12,3 polegadas e outro, de 10,25”, do sistema iDrive; ambas com design personalizável e aptas a serem controladas por comandos de voz. Elas combinam informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento, entre outros.
Os faróis à laser, outra novidade do BMW 330i M Sport, possuem feixe de luz concentrado capaz de superar em 10 vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencionais, como por exemplo os faróis halógenos. Os BMW Laserlight geram uma luz branca particularmente brilhante e pura, além de fornecer um feixe de alcance de até 530 metros. A distribuição de luz varia de acordo com a velocidade do veículo e com o ângulo de esterço de volante.
No desenho reformulado do BMW Série 3 em sua nova geração (clique na foto principal para acessar a galeria), o destaque na parte frontal fica por conta da grade de duplo rim mais larga e dotada de uma moldura única. Na versão top de linha M Sport, o para-choque dianteiro traz amplas entradas de ar nas extremidades, enquanto a opção Sport ostenta aberturas em ‘T’.
O Hofmeister Kink, tradicional assinatura do design BMW localizada na coluna C, passa a exibir um recorte mais vigoroso e expressivo. Atrás, além dos novos desenhos da tampa do porta-malas e do para-choques, mais envolventes, chamam a atenção as saídas de escapamento cromadas posicionadas de cada lado. As lanternas, por sua vez, assumiram contornos retilíneos, mais delgados e que garantem um belo efeito tridimensional, graças à borda saliente, em ‘L’.
O novo BMW Série 3 é 76 milímetros mais longo que seu antecessor (4,709 metros), 16 mm mais largo (1,827 m) e 6 mm mais alto (1,435 m). Já a distância entre eixos é 41 mm (2,851 m) maior que a do modelo anterior. A presença de bitolas 43 mm mais largas, no eixo dianteiro, e com 21 mm a mais, na traseira, tem influência direta e positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do sedã, adianta a BMW.
Por fim, o Série 3 2019 também se destaca pela estreia do Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português e, posteriormente, podendo ser editado por um comando de voz de preferência do usuário. Este sistema foi testado no Brasil, com o português local e desenvolvido pelo time de engenharia da empresa por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha. A tecnologia está disponível na versão M Sport e permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos, além de ajustar diferentes configurações de acordo com as preferências de quem o opera, como, por exemplo, ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura.