Nova geração da Ford Ranger e a inédita Ram 1200 avançam testes na região
Picape média da Ford já perde camuflagem e deve estrear no começo de 2023
Dois flagras relevantes surgiram nesta semana envolvendo produtos importantes para o segmento de picapes médias no horizonte de curto e médio prazos.
O primeiro deles fica por conta de imagens publicadas pelo Motor1 Argentina mostrando a nova geração da Ford Ranger já circulando praticamente sem disfarces pelo país vizinho, onde será fabricada para abastecer os países da região.
O flagra da nova Ranger produzida localmente é significativo uma vez que nos permite constatar que a picape regional não terá diferenças significativas em relação à Ranger atualmente produzida na Tailândia e África do Sul.
O fato da Ford também já “relaxar” na camuflagem do protótipo sinaliza que o lançamento definitivo da nova Ranger produzida na Argentina deverá ocorrer logo no início de 2023, chegando ao Brasil posteriormente.
Além da completa atualização tanto na parte interna quanto externa, a nova geração da Ranger deverá trazer um portfólio de motores bem mais modernos.
Como observado no exterior, a picape média renovada tem como opções os propulsores 2.0 diesel com um ou dois turbos, além do 3.0 V6. Resta saber quais deles figuram na escolha da Ford para a nova Ranger sul-americana.
A divisão argentina da Ford, caso receba novos investimentos, poderá nacionalizar os propulsores diesel mais avançados e, quem sabe até, conseguir produzir no país a nova geração do Everest, SUV derivado da Ranger e que tem mesma proposta de modelos como o Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer.
Ram 1200
Em outro flagra interessante, o perfil @fca_fan_brazil no Instagram teve acesso a uma foto revelando a aguardada picape Ram 1200 em desenvolvimento.
O protótipo, ainda pesadamente camuflado, deixa claro que o projeto encontra-se nas etapas iniciais de desenvolvimento, sendo que a entrada da Ram no segmento de picapes médias nacionais deverá ficar para o fim de 2023, segundo apuração do Autos Segredos.
O grande diferencial da projeto da Ram 1200 em relação às suas principais concorrentes, como a própria Ford Ranger, além da Toyota Hilux, entre outras, será a estrutura monobloco, construção que vai conferir para a Ram 1200 uma dinâmica mais confortável e próxima a de um carro de passeio, preservando a capacidade de carga na faixa de uma tonelada.
Ainda segundo o Autos Segredos, a Ram 1200 deverá estrear mecânicas interessantes no Brasil, como a opção de um motor 2.0 turbo a gasolina com potência na casa de 260 cv, além do 2.2 turbodiesel de 203 cv e 44,9 kgfm. Ambos deverão estar associados ao câmbio automático de 9 marchas e ao sistema de tração 4x4.
A Ram 1200 também será produzida em Goiana (PE), assim como ocorre hoje com os modelos nacionais da Jeep (Compass, Commander e Renegade), acompanhados pela Fiat Toro.