Nova Ford Ranger vai estrear versão híbrida plug-in em 2024, adianta site
Picape deve ganhar uma versão eletrificada nos próximos anos, mas que pode ficar restrita aos países mais desenvolvidos
A nova Ford Ranger ainda não foi lançada no Brasil, porém sua estreia está confirmada para 2023, quando começa a produção do modelo na Argentina.
No exterior, contudo, a picape média renovada já está em linha desde novembro e alguns rumores já apontam novidades importantes para o modelo nos próximos anos. Uma delas será a Ranger híbrida, com previsão de lançamento para 2024, segundo reporta o site InsideEVs da Argentina.
A motorização térmica poderá ser diesel ou gasolina, mas a segunda opção é apontada como a mais provável.
A versão eletrificada seria fabricada nos Estados Unidos, talvez utilizando como base o propulsor 2.3 Ecoboost de 270 cv e 42,8 kgfm de torque. Associado a um propulsor elétrico, a previsão é que o conjunto entregue 367 cv e 69,3 kgfm de torque.
Outra possibilidade seria utilizar o propulsor 2.5 de ciclo Atkinson do Ford Kuga PHEV. Esse conjunto conta com 225 cv vindos do motor 2.5 térmico e soma mais 132 cv do conjunto elétrico.
Independentemente de qual será a escolha do conjunto mecânico, a tendência é que a picape tenha um alcance não muito grande em modo somente elétrico, com autonomia para algo na faixa de 50 km.
A questão é que o modelo híbrido plug-in poderá ficar restrito aos mercados mais desenvolvidos, como o dos Estados Unidos. Já os mercados emergentes, como Brasil e Argentina, devem ter sim uma versão híbrida da Ranger, mas do tipo convencional, sem a opção de recarga da bateria em uma tomada.
Everest
Além da Ranger, o SUV Everest, que é derivado da picape, terá o propulsor híbrido.
Existem rumores de que a próxima geração do modelo também deverá ser feita na fábrica argentina de Pacheco, o que facilitaria o compartilhamento de peças entre os modelos.