Ford apresenta a 14ª geração da F-150: picape traz até gerador e permite condução ''sem as mãos''

Marca do oval azul apresenta para o mercado norte-americano a 14ª geração do veículo mais vendido dos EUA há décadas
Ford F-150 2021

Ford F-150 2021 | Imagem: Divulgação

Depois de muita espera, atrasos e teasers, a Ford finalmente revelou para o mercado norte-americano os primeiros detalhes da 14ª geração da caminhonete F-150 para os EUA. Preços e todas as configurações ainda não foram anunciados, assim como ainda não há uma data para que a novidade chegue às lojas.

Apesar de nem todas as informações estarem disponíveis, a Ford revelou diversas inovações da nova geração para a F-150. Visualmente, a caminhonete parece trazer uma evolução das linhas da última geração, com luzes diurnas de LED em formato de C agora invadindo o para-choque. Os para-lamas são mais altos e capô traz um novo ressalto. Toda a carroceria da nova geração é feita de liga de alumínio e, segundo a montadora, o material tem padrão de qualidade militar.

Ford F-150 2021
Ford F-150 2021
Imagem: Divulgação

A Ford também afirma que a nova geração da F-150 tem a carroceria mais aerodinâmica da história da picape, ajudada em parte pelas persianas atrás da grade frontal que se fecham caso o motor não precise de muita refrigeração. Além disso, a marca do oval azul disponibilizará nada menos que onze estilos diferentes de grade para seus clientes.

Em termos de motorização, a marca trará em grande parte os propulsores da geração atual, mas não informou se haverá mudança na entrega de performance. Assim, são aguardados motores 3.3 V6 aspirado a gasolina, 2.7 V6 turbo a gasolina, 3.5 V6 turbo a gasolina, 5.0 V8 aspirado a gasolina e um 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha. Em todos os casos, a transmissão será sempre automática de dez velocidades.

Ford F-150 2021
Ford F-150 2021
Imagem: Divulgação

No entanto, a grande novidade comemorada pela Ford é a introdução de uma opção híbrida convencional, não leve como em algumas das rivais. A opção poderá ser instalada no 3.5 V6 turbo e, em conjunto com um motor elétrico de 47 cv, será chamado de PowerBoost hybrid. Com ele, a Ford informa uma autonomia estimada de até 1.126 km entre abastecimentos.

A Ford F-150 é desde seu lançamento considerada como um veículo que serve para pegar no batente e, pensando nessa finalidade, a marca também apresentou novas opções para quem pretende fazer da nova geração da caminhonete uma estação móvel de trabalho. Entre elas está o encosto de braço central na dianteira que, opcionalmente, pode se abrir e se estender cobrindo o console central e oferecendo uma superfície plana para apoiar computadores e outras ferramentas.

Ford F-150 2021
Ford F-150 2021
Imagem: Divulgação

Além disso, os bancos também receberam novas funções. Entre elas, o assento traseiro é escamoteável e pode ser trancado, oferecendo um espaço seguro para armazenar itens grandes ou valiosos. Já os bancos dianteiros das versões mais caras contarão com a opção de reclinar em 180 graus, caso o proprietário precise dormir na picape.

Porém, é na traseira que as coisas começam a ficar mais interessantes. A tampa da caçamba também pode receber uma superfície voltada para trabalho, com régua embutida, além de suportes para celulares, computadores e porta-copos. Até os ganchos para fixação na caçamba fazem as vezes de abridores de garrafa.

Ford F-150 2021
Ford F-150 2021
Imagem: Divulgação

Por último, todas as configurações da nova Ford F-150 terão como opcional um gerador a bordo com 2 kW de potência e acrescentando tomadas convencionais tanto na cabine quanto na caçamba. Nos modelos híbridos, o gerador é de série e entrega 2,4 kW, mas uma unidade de 7,2 kW é opcional. Com a última, é possível ter saídas de energia na caçamba com padrão industrial para maquinário pesado.

Ford F-150 2021
Detalhe do gerador de bordo presente na Ford F-150 2021
Imagem: Divulgação

Falando de tecnologia, a nova Ford F-150 será a primeira caminhonete do mercado norte-americano a estar apta a receber atualizações via internet diretamente para a central multimídia. A caminhonete também terá disponível como opcional o Ford Co-Pilot360. Com uma série de sistemas de auxílio à condução, incluindo assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência, o conjunto de equipamentos também permite a condução “sem as mãos” por mais de 160 mil quilômetros de rodovias pré-mapeadas na América do Norte. Um sistema de câmeras no painel monitora o motorista para garantir que ele está prestando atenção ainda.

Ford F-150 2021
Ford F-150 2021
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva