Nova Ford F-150 Raptor estreia sem motor V8
Novidade ganha versão aprimorada do atual 3.5 V6 turbinado, mas marca do oval azul promete propulsor maior no futuro
A Ford apresentou a atual geração da F-150 nos EUA em meados do ano passado. No entanto, sua versão mais esportiva, a Raptor, ainda não tinha sido renovada. Desde então, concorrentes como a RAM 1500 TRX surgiram e tomaram o posto de picape mais rápida do mundo. Hoje, a marca do oval azul mostrou sua resposta, mas os preços ainda não foram revelados.
Apesar de a nova Ford F-150 Raptor 2021 ser muito similar às versões convencionais da caminhonete, ela traz uma série de inovações sob a carroceria. No entanto, o motor não é nenhuma surpresa, nem um elemento que a coloque de volta na briga com a RAM. Foi mantido o atual 3.5 V6 turbinado da Raptor antiga e a Ford não divulgou os dados técnicos, afirmando apenas que pode-se esperar mais do que os 456 cv do modelo que saiu de linha. No futuro, a empresa promete uma nova configuração “Raptor R”, que deve adotar um motor V8.
A marca diz que mexeu no sistema de escapamento para melhorar a sonoridade, com um seletor de quatro modos: Quiet, Normal, Sport e Baja. Além disso, há 7 modos de condução que variam do normal a situações de terrenos rochosos, passando por programações para levar trailers. Eles alteram a resposta da transmissão e do acelerador, a firmeza dos amortecedores e mais.
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A Ford refez toda a suspensão traseira, adotando um sistema independente de cinco braços na traseira e uma barra Panhard, o que deve entregar uma grande articulação. A Raptor 2021 tem ainda amortecedores Fox, conferindo um curso de 35,5 cm na frente e 38,1 cm na traseira. Os pneus de série são Bridgestone KO2 de 35 polegadas.
O design externo da Raptor seguiu o visto nas demais Ford F-150, com pequenos diferenciais da versão. Neste primeiro momento, ela será comercializada sempre com cabine dupla. Por dentro, recebe alguns detalhes em laranja, como a costura do acabamento ou a faixa no volante, além de algumas peças em fibra de carbono. Outra novidade são as aletas atrás do volante, vindas do Mustang Shelby GT500.