Nova bateria pode triplicar a autonomia de carros elétricos
Fornecedora japonesa de baterias aposta em nova geração do componente com capacidade de recarga rápida
A japonesa Toshiba, que vêm se especializando na produção de baterias inclusive para carros elétricos, apresentou uma nova tecnologia que promete eliminar um dos principais entraves que ainda paira sobre os automóveis com esse tipo de propulsão: a “ansiedade da autonomia”, ou seja, o quanto você consegue rodar com uma carga completa dos acumuladores de eletricidade.
Atualmente a empresa disponibiliza uma bateria chamada SCiB (Super Charge ion Battery), que traz como um de seus principais atributos a possibilidade de recarga rápida. Oferecida desde 2007, a SCiB possibilita atingir 90% de sua carga em apenas 5 minutos quando conectada a uma fonte de eletricidade com o carregador correspondente.
A grande novidade da próxima geração da SCiB, que a Toshiba pretende colocar no mercado a partir de seu ano fiscal de 2019, é o uso de um novo material para o anodo da bateria. Ao invés do atual óxido de titânio e lítio, os pesquisadores vão optar por um anodo composto de óxido de nióbio de titânio com um método de produção especial onde o material é arranjado em uma estrutura de cristal, o que permite acumular os íons de lítio de uma forma mais eficiente, praticamente dobrando a densidade de energia que a bateria consegue acumular.
Nos testes com uma versão de 50 Ah da nova bateria, a Toshiba anunciou “excelente nível de segurança e um longo ciclo de vida” da bateria, que foi capaz de preservar 90% de sua capacidade mesmo após 5 mil ciclos de carga.
De acordo com a Toshiba, a nova bateria permitiria a um carro elétrico de porte compacto uma autonomia de 320 km após um período de carregamento ultra-rápido de apenas seis minutos. Algo que, sem dúvida nenhuma, pode colaborar muito para tornar os carros elétricos mais convenientes para o uso diário.