Nova Amarok terá versão de estreia na Europa

Chamada de Aventura, série contará com painel de instrumentos mais aprimorado
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)

Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu) | Imagem: Divulgação

A divisão de veículos comerciais da Volkswagen revelou nesta quarta-feira (25) que a nova Amarok terá uma versão de estreia na Europa, quando deve chegar às lojas por volta de setembro. Chamada de "Aventura", a série especial de lançamento vai se diferenciar pelo display 3D no meio do painel de intrumentos, o qual exibirá algumas informações do veículo.

Vale relembrar que, além de melhorias pontuais no visual, a grande novidade da Amarok 2017 é inclusão de um novo motor 3.0 V6 turbodiesel, o que fará dela a única picape média com um propulsor acima de 4 cilindros utilizando o combustível.

Com 224 cv e um generoso torque de 56 kgfm, segundo dados da Volkswagen a picape alcança 193 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A transmissão automática segue com 8 marchas e traz a opção de borboletas para a troca no volante, bem como ela mantém o sistema de tração integral 4Motion.

Um dos pontos fracos da picape atualmente, o nível de acabamento melhorou bem, assim como o nível de equipamentos oferecidos de série ou como opcionais. Começando pelos bancos dianteiros, a picape recebeu um novo sistema de ajuste elétrico chamado “ergoComfort”, que permite controlar até 14 posições dos assentos. Os mesmos também podem ser aquecidos.

Como é possível conferir nas fotos da galeria abaixo, o painel foi redesenhado, com “ênfase nas formas horizontais e uma clara divisão de superfícies e a precisão das dobras e camadas”, destaca a VW. Também há uma série de compartimentos na cabine para melhorar a praticidade.

No centro do painel, a Volkswagen equipou (pelo menos na Europa) a Amarok com sua central multimídia mais completa, que oferece navegação com sistema de atualização de trânsito, rádio digital e a funcionalidade App Connect, que permite controlar aplicativos do smartphone direto na tela da central multimídia.

Um recurso bem conveniente em um modelo que passa dos 5 metros de comprimento, a Amarok passa a contar com o assistente de estacionamento, que realiza as manobras com uma intervenção mínima do motorista. A picape também passa a contar com câmera de ré.

Apesar do grande salto em acabamento e tecnologia, por fora a picape mudou pouco, com destaque para o jogo de luzes no painel, a grande dianteira redesenhada e o para-choque frontal revisto.

A Volkswagen do Brasil não tem uma data para a chegada da nova Amarok ao país e também não nos informou se o propulsor V6 diesel será oferecido por aqui. É bem possível que a nova Amarok seja um dos destaques da marca para o Salão de São Paulo, que ocorre em novembro deste ano. Atualmente a Amarok conta com motor 2.0 biturbo diesel de 180 cv em sua versão mais cara, a Highline, tabelada em R$ 161.990.