Nos EUA, 71% das pessoas têm medo de carro autônomo
Consumidores ainda não estão acostumados com tecnologias, afirma pesquisa nos EUA
Há muita discussão sobre como serão utilizados os veículos autônomos. Para muitos seria a solução ideal para mobilidade, mas uma pesquisa recente mostra que a perspectiva não é tão positiva. De acordo com estudo da Associação Automotiva Americana (AAA), 71% das pessoas questionadas afirmaram ter medo de andar em um carro totalmente autônomo nos Estados Unidos.
Esse número é um pouco menor do que o de 2018, quando 73% dos entrevistados tinham medo de serem passageiros de veículos autônomos, número muito maior do que o apresentado em 2017, quando 63% ainda não confiavam na tecnologia. A pesquisa foi feita por telefone e envolveu 1.008 pessoas entre os dias 10 e 13 de janeiro, dentre eles adultos com 18 anos ou mais, com 4% de margem de erro.
Segundo a Associação, o grande número de norte-americanos que não confia em veículos autônomos se deve ao fato de muitos incidentes com veículos deste tipo terem acontecido nos últimos dois anos. "Ter a oportunidade de interagir com a tecnologia de veículos parcialmente ou totalmente autônomos ajudará a remover alguns dos mistérios para os consumidores e abrirá portas para uma maior aceitação", disse Greg Brannon, diretor de Engenharia e Relações Industriais da AAA.
Isso quer dizer que estar em contato com tecnologias como o Lane Assistant (que mantém o veículo na faixa de rodagem), piloto automático adaptativo (que acelera e freia de acordo com o carro à frente), frenagem automática de emergência e estacionamento automático pode fazer com que os consumidores mudem a visão sobre os modelos que andam sozinhos.