Nissan X-Trail pode voltar ao Brasil em 2018

SUV médio, que chegou a ser vendido no país, deve brigar com modelos como o Jeep Compass e Chevrolet Equinox
Nissan X-Trail 2018

Nissan X-Trail 2018 | Imagem: Divulgação

A passagem do X-Trail pelo Brasil foi discreta. Num período em que a Nissan mal produzia veículos no país, sua linha de produtos era recheada de importados como o utilitário esportivo. Depois que decidiu ampliar a produção nacional e focar em veículos mais populares, o X-Trail acabou fora dos planos assim como outros modelos de vendas modestas.

Mas agora o X-Trail está cotado para retornar ao Brasil. Foi o que reconheceu Jose Luiz Valls, CEO da Nissan para a América Latina ao portal G1 durante o Salão de Detroit. O SUV será lançado em março na Argentina e, segundo, Valls “pode fazer sucesso também no Brasil”.

Da primeira geração, trazida para o país no início dos anos 2000, o X-Trail já está agora na terceira geração, produzida desde 2013 e que recebeu melhorias no ano passado. No portfólio de SUVs da Nissan, o X-Trail, também chamado de Rogue nos Estados Unidos, ocupa o meio do pelotão que tem abaixo dele o Juke, o Kicks e Quashqai, e acima o Murano, a Pathfinder (dois que estiveram por aqui também), entre outros.

Ou seja, o X-Trail é um concorrente para a faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil, onde estão modelos como o Chevrolet Equinox, Kia Sorento e, de certa forma, o Jeep Compass nas versões mais equipadas (embora em porte ele esteja mais próximo do Qashqai).

Turbo ou 2.5?

Hoje o X-Trail é produzido em três fábricas: no Japão (de onde virá a versão argentina), Estados Unidos e na Coreia do Sul. Ou seja, nenhum deles oferece grandes vantagens para a importação, porém, com o fim do Inovar Auto e a penalidade de pagar 30 pontos percentuais extras de IPI seu preço pode ser mais competitivo por aqui.

Tudo depende da configuração que a Nissan escolherá para nosso mercado. No exterior, o X-Trail é vendido com várias opções de motores, por exemplo. Nos EUA ele é equipado com um 2.5 litros aspirado de 170 hp e transmissão CVT. Já na Europa, além da versão a diesel há também um motor 1.6 turbo a gasolina com 163 cv de potência mas que lá é vendido com câmbio manual.

Suas dimensões são equivalentes às do Equinox: 4,64 de comprimento, 1,82 m de largura, 1,71 de altura e entreeixos de 2,7 m na versão europeia. Com 5 passageiros ele leva 550 litros de bagagem, mas uma vantagem do X-Trail é ter a opção de sete lugares.

Certamente não será um veículo de grande volume, mas hoje, graças ao Compass, o mercado de SUVs acima de R$ 100 mil ficou cobiçado por quase todas as marcas. A Nissan só precisa decidir se realmente valerá a pena trazê-lo para ficar, ao contrário da primeira vez quando ele só teve uma passagem rápida pelo Brasil.

Veja também: Kia volta a vendero Sorento EX, com preço mais em conta

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou