Nissan X-Trail é visto sem disfarces no Brasil em fase de testes

SUV está para chegar ao país há mais de três anos, mas parece que agora vem mesmo
Nissan X-Trail é visto sem disfarces em Belo Horizonte (MG) antes do lançamento, aguardado para as próximas semanas

Nissan X-Trail é visto sem disfarces em Belo Horizonte (MG) antes do lançamento, aguardado para as próximas semanas | Imagem: @nikolasalvarenga/Gessner Motors/Instagram

No meio da pandemia, em 2021, a Nissan chegou a registrar o novo SUV X-Trail no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), mas os planos de lançar o carro por aqui acabaram sendo adiados. Até que, em julho último, o modelo passou direto pelo Brasil e foi lançado na Argentina primeiro.  E agora, eis que é visto rodando com placas de teste em Belo Horizonte (MG), como mostra o flagra feito pelo seguidor do perfil Gessner Motors, @nikolasalvarenga.

VEJA TAMBÉM:

Pois é, parece que agora o novo Nissan X-Trail será mesmo  lançado no Brasil, onde o modelo foi vendido no começo da década passada, mas com vendas modestas. O lançamento está sendo esperado para as próximas semanas. Vindo importado do Japão, o SUV deverá chegar na versão apenas a combustão e na híbrida E-Power para brigar com Honda CR-V, Toyota RAV4 e companhia. 

A versão híbrida conta com motor 1.5 turbo que funciona apenas como gerador de energia para outros dois elétricos.  Um de 187 cv no  eixo dianteiro e outro de 126 cv no traseiro, chegando à potência combinada de 208 cv e 33,6 kgfm de torque.  Com isso, o motor a combustão, pelos dados de consumo do Japão, pode fazer 21,7 km/l. No caso da versão apenas a combustão , o motor 2.5 aspirado rende 184 cv e 24,9 kgfm e aceita apenas gasolina.

Nissan X-Trail 2024
Nissan X-Trail 2024 tem cluster digital seletor do modo de condução pelo botão giratório e central multimídia no centro do painel
Imagem: Divulgação

O novo Nissan X-Trail ficou maior que a geração que foi vendida no Brasil, passando a ter 4,66 metros de comprimento, 1,84 m de  largura, 1,72 m de algura e 2,70 m de distância entre-eixos., o que fica acima das dimensões do Jeep Compass vendido no Brasil, que tem 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. 

O visual do SUV não chega a surpreender, porém, traz uma solução estética de iluminação frontal bastante característica, com dois conjuntos de luzes de LEDs e um para-choque bastante elevado. Por dentro o painel também não inova: tem telas digitais para o cluster e central multimídia mas com uma disposição convencional. A Nissan, no entanto, parece mais focada em oferecer um veículo confiável, moderno e bem equipado a optar por soluções estéticas exageradas.

O preço do X-Trail e-Power na Argentina é de quase 30 milhões de pesos, cerca de R$ 550 mil. A versão a gasolina sai por bem menos (17,7 mihões de peso), algo como R$ 325 mil numa conversão direta. Vale lembrar que a Argentina continua passando por uma grave crise financeira, que desvalorizou a moeda de forma significativa, portanto, comparações com o Brasil não são exatamente precisas.
Mas se serve de parâmetro, um Jeep Commander custa quase 17 milhões de pesos no vizinho, sinal que o X-Trail consegue um preço competitivo contra um produto brasileiro.

Nissan X-Trail 2022
Nissan X-Trail tem traseirra que lembra da do rival Toyota RAV4. A versão híbrida é identificada pelo logo E-Power 
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana