Nissan X-Trail é visto sem disfarces no Brasil em fase de testes
SUV está para chegar ao país há mais de três anos, mas parece que agora vem mesmo
No meio da pandemia, em 2021, a Nissan chegou a registrar o novo SUV X-Trail no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), mas os planos de lançar o carro por aqui acabaram sendo adiados. Até que, em julho último, o modelo passou direto pelo Brasil e foi lançado na Argentina primeiro. E agora, eis que é visto rodando com placas de teste em Belo Horizonte (MG), como mostra o flagra feito pelo seguidor do perfil Gessner Motors, @nikolasalvarenga.
VEJA TAMBÉM:
- Avaliação: Nissan Sentra é resistência em um mundo cada vez mais dos SUVs
- Novo Nissan Kicks chegará em 2024 e já tem projeção. confira
Pois é, parece que agora o novo Nissan X-Trail será mesmo lançado no Brasil, onde o modelo foi vendido no começo da década passada, mas com vendas modestas. O lançamento está sendo esperado para as próximas semanas. Vindo importado do Japão, o SUV deverá chegar na versão apenas a combustão e na híbrida E-Power para brigar com Honda CR-V, Toyota RAV4 e companhia.
A versão híbrida conta com motor 1.5 turbo que funciona apenas como gerador de energia para outros dois elétricos. Um de 187 cv no eixo dianteiro e outro de 126 cv no traseiro, chegando à potência combinada de 208 cv e 33,6 kgfm de torque. Com isso, o motor a combustão, pelos dados de consumo do Japão, pode fazer 21,7 km/l. No caso da versão apenas a combustão , o motor 2.5 aspirado rende 184 cv e 24,9 kgfm e aceita apenas gasolina.
O novo Nissan X-Trail ficou maior que a geração que foi vendida no Brasil, passando a ter 4,66 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,72 m de algura e 2,70 m de distância entre-eixos., o que fica acima das dimensões do Jeep Compass vendido no Brasil, que tem 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos.
O visual do SUV não chega a surpreender, porém, traz uma solução estética de iluminação frontal bastante característica, com dois conjuntos de luzes de LEDs e um para-choque bastante elevado. Por dentro o painel também não inova: tem telas digitais para o cluster e central multimídia mas com uma disposição convencional. A Nissan, no entanto, parece mais focada em oferecer um veículo confiável, moderno e bem equipado a optar por soluções estéticas exageradas.
O preço do X-Trail e-Power na Argentina é de quase 30 milhões de pesos, cerca de R$ 550 mil. A versão a gasolina sai por bem menos (17,7 mihões de peso), algo como R$ 325 mil numa conversão direta. Vale lembrar que a Argentina continua passando por uma grave crise financeira, que desvalorizou a moeda de forma significativa, portanto, comparações com o Brasil não são exatamente precisas.
Mas se serve de parâmetro, um Jeep Commander custa quase 17 milhões de pesos no vizinho, sinal que o X-Trail consegue um preço competitivo contra um produto brasileiro.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter