Nissan Sentra e outros sedãs usados a preço de PlayStation 5

Bem equipados e confortáveis, eles podem valer o mesmo (ou até menos) que um videogame 'comemorativo'
Nissan Sentra

Nissan Sentra | Imagem: Divulgação

No mercado de usados, comprar um carro barato exige certa dose de cuidado para não ter dor de cabeça depois. Para que seu investimento faça valer a pena, montamos uma lista com cinco dos sedãs médios mais completos e baratos.

Com R$ 36 mil, valor equivalente ao do recém-lançado Console PlayStation 5 Pro Edição Limitada do 30º Aniversário, é possível pensar no Nissan Sentra e outros concorrentes de peso.

Ficou interessado? Então acompanhe a lista abaixo:

Nissan Sentra

Nissan Sentra traz design esportivo e conforto
Nissan Sentra traz design esportivo e conforto
Imagem: Divulgação

Trazido do México em 2007, o Nissan Sentra pode ser encontrado em três versões, todas com motor 2.0 16V com controle de abertura de válvulas variável de bons 142 cv. O câmbio de seis marchas é manual, mas há o automático CVT, disponível como opcional a partir da intermediária S. 

O sedã mexicano tem como pontos fortes a robustez mecânica equivalente ao de Civic e Corolla, mas com nível de equipamentos ligeiramente superior. Desde as versões mais simples, por exemplo, já traz direção elétrica, freios ABS com EBD e piloto automático. 

Partindo para a topo de linha SL, além de faróis de neblina, computador de bordo, ele adiciona airbags laterais e de cortina, bancos em couro, rádio com disqueteira para seis CDs da Premium Rockford Fosgate e teto solar. A versão flexível chegou em 2009 com a potência ampliada para 143 cv, tanto a gasolina quanto ao etanol.

Preço médio: R$ 32 mil

Kia Cerato

Kia Cerato de primeira geração no Brasil é opção de usado
Kia Cerato de primeira geração no Brasil é opção de usado
Imagem: Divulgação

Importada da Coreia do Sul, a segunda geração do Kia Cerato surgiu no Brasil em 2009. O sedã conta com três versões de acabamento —duas com câmbio manual e uma com câmbio automático sequencial—, todas com motor 1.6 de quatro cilindros com 126 cv de potência.

Desde a versão de entrada, o Cerato já recebe direção hidráulica progressiva, vidros elétricos, airbag duplo, computador de bordo, rádio CD/MP3 player com controle remoto no volante, conectividade para USB, iPod e entrada auxiliar, rodas de liga leve aro 15" e ar-condicionado, mas o câmbio é manual de cinco marchas. 

Se preferir o automático, pode optar pela intermediária cujo pacote de itens é diferenciado pelos freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD, rodas de liga leve aro 16", faróis de neblina, ar-condicionado digital, revestimento em couro no volante, manopla de câmbio e apoio de braço.

A partir de 2011, o sedã da Kia passou a vir com opções de câmbio manual e automático, ambas com seis marchas.

Preço médio: R$ 33 mil

Honda Civic

Honda Civic de sétima geração é escolha racional entre os usados
Honda Civic de sétima geração é escolha racional entre os usados
Imagem: Divulgação

A fama do Honda Civic no Brasil está longe de acabar, graças à boa imagem que a Honda construiu desde quando as importações estavam só começando. O sucesso do sedã fez com que a marca construísse a sua primeira fábrica em 1997.

A sétima geração do sedã da Honda trouxe melhorias como o famoso assoalho traseiro plano que possibilitou um melhor aproveitamento de espaço interno. Foi lançado a partir de 2001 nas versões LX e EX, com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades e motor 1.7 16V, sendo que na versão topo de linha contava com a ajuda do VTEC que contribuiu para 15 cv extras (130 cv).

Seja qual for a versão, por pouco dinheiro, o Civic é uma excelente escolha de carro espaçoso, confortável e muito bem equipado.

Preço médio: R$ 35 mil

Toyota Corolla

Toyota Corolla
Toyota Corolla "Brad Pitt" oferece bom espaço e mecânica robusta
Imagem: Divulgação

Principal concorrente do Civic, o Toyota Corolla tem boa procura para quem tem pouco dinheiro, mas faz questão de um sedã bem equipado. A sugestão mais racional são os modelos da nona geração, segunda no Brasil, conhecida como “Brad Pitt” surgida em 2002.

Ela tem 4,53 m de comprimento, ou 14 cm a mais que a geração anterior e com isso ganhou 437 litros de capacidade no porta-malas, ou 31 l a mais em relação à geração anterior.

A XEi é a mais fácil de ser encontrada e a mais recomendada, caso não encontre a mais recheada SE-G que na linha 2005 passou a contar com computador de bordo e limpador de para-brisa automático de série. As duas recebem o mesmo propulsor 1.8 16V VVT-i com 136 cv. Nessa versão, o câmbio é automático de quatro posições.

Preço médio: R$ 36 mil

Volkswagen Jetta

Volkswagen Jetta importado do México com motor 2.5 de 150 cv
Volkswagen Jetta importado do México com motor 2.5 de 150 cv
Imagem: Divulgação

O Jetta chegou importado do México em 2006 em versão única com excelente nível de equipamentos. Controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), computador de bordo, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado individual para motorista e passageiro são alguns exemplos dos itens de série. 

No pacote de opcionais, apenas bancos em couro com aquecimento, teto solar elétrico, faróis de xenônio, sensores de estacionamento, cortina de proteção solar traseira e rodas de liga leve de aro 17.

O motor 2.5 de cinco cilindros com 150 cv —que depois passou a ter 170 cv— é casado com uma caixa de transmissão automática sequencial de seis velocidades.

Um ponto bastante elogiado é o conforto, graças à adoção de suspensão independente – com multilink no eixo traseiro e amortecedores com regulagem voltada para a esportividade, mas sem sacrificar o conforto de seus ocupantes. 

Preço médio: R$ 38 mil

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.