Nissan revive antiga marca Datsun com compacto popular

Bandeira descontinuada em 1983 retorna com o modelo Go por cerca de R$ 15 mil

Carlos Ghosn relança a marca Datsun na Índia | Imagem: Datsun

A Nissan buscou no fundo do baú uma nova forma de atrair o público nos crescentes mercados emergentes. A montadora japonesa ressuscitou a antiga divisão Datsun, que foi encerrada em 1983 após fazer sucesso na década de 1970 nos Estados Unidos durante a crise do petróleo com veículos que consumiam menos gasolina. A marca está de volta, porém, desta vez do outro lado do mundo.

O retorno da Datsun acontecerá na Índia, onde a empresa lançará no início de 2014 o compacto popular Go, o primeiro veículo na nova fase da marca. Por lá, esse modelo vai custar cerca de R$ 15 mil.

Veja mais: Fiat estuda reviver marca Innocenti

Os próximos mercado na mira da “nova” Datsun são Rússia, Indonésia e África do Sul, que devem receber os primeiros veículos da marca também em meados do próximo ano. A Nissan, porém, divulgou que por enquanto somente esses países estão no cronograma. O plano do grupo é comercializar entre 150 mil e 200 mil carros da divisão por ano.

O Datsun Go é praticamente do mesmo tamanho do March, que é vendido no Brasil. O modelo da nova marca iguala o compacto da Nissan na medida de distância entre-eixos, de 2,45 metros, e fica ligeiramente abaixo no comprimento (3,78 m) e largura (1,63 m). O interior não tem grandes agrados e os bancos dianteiros, curiosamente, são inteiriços.

A montadora ainda divulgou que o modelo tem motor 1.2 a gasolina (provavelmente com bloco três cilindros) e o câmbio manual de 5 marchas é a única opção. A Datsun, todavia, ainda não divulgou dados de desempenho do carrinho.

Datsun, a nova submarca da Nissan

A Datsun pode ser para a Nissan o que é atualmente a Dacia para a Renault. A montadora francesa aproveita os produtos de baixo custo criados por sua divisão romena para participar de mercados emergentes com carros mais competitivos. O trio Logan, Duster e Sandero, por exemplo, são crias da divisão do leste europeu.

Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan, já adiantou na mídia internacional que o grupo não pretende lançar a Datsun no Brasil, mas não falou nada sobre o compartilhamento de veículos entre as marcas, como a faz a Renault atualmente. Por isso, não será nada estranho se o Datsun Go aparecer no mercado brasileiro com a cara da Nissan.