Nissan revela o Pulsar, seu rival para o Golf

Novo hatch médio será lançado na Europa num primeiro momento, mas modelo pode ganhar outros mercados

Nissan Pulsar 2015 | Imagem: Divulgação

A crise de identidade da Nissan em relação ao modelo hatch médio parece que terminou. A marca japonesa apresentou na Europa o novo Pulsar, um belo automóvel que quer disputar mercado com ninguém menos que o Golf.

O Pulsar será fabricado na Espanha e é endereçado oficialmente para a Europa, mas o bom resultado do projeto pode significar uma ampliação no leque de países que receberão o hatch médio.

Na Europa, o Pulsar substitui o Almera, que foi descontinuado há oito anos, ou seja, é praticamente uma reestreia e com um nome conhecido no continente – ele já batizou um modelo esportivo que existiu na década de 80.

Veja também: Nissan New March renova aposta no custo-benefício

Mas quais são os argumentos da Nissan para considerar o Pulsar um rival à altura do bem-sucedido Golf? Segundo a marca, o modelo será o mais espaçoso da categoria, com entreeixos de 2,7 metros, quase 12 cm a mais que o VW. Haverá uma lista generosa de equipamentos como sensores que detectam objetos à frente, frenagem automática de emergência uma central multimídia com direito a integração com smartphones com interface do Google.

Na parte mecânica, o Pulsar terá três motores à disposição, um 1.2 litro a gasolina com 115 cv, um diesel com 110 cv e uma versão turbo também a gasolina com 190 cv e 1.6 litro – as transmissões são manual e CVT.

Fim do design ambíguo

Claro que todos esses aspectos não garantem uma vida tranquila ao Pulsar, ainda mais que a Nissan não tem uma penetração tão significativa na Europa quanto possui nos Estados Unidos ou o México (onde é líder). Mas o novo hatch médio não parece deslocado quanto seus antecessores.

O Tiida, que tivemos aqui, é um bom exemplo. Embora seja um bom carro, ele sempre se posicionou como um hatch misto de minivan, o que certamente afastava clientes de um Golf. Agora, com o Pulsar, essa dúvida não existirá mais.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise