Nissan revela o Proto Z, protótipo para novo esportivo
Dentro dos planos de reestruturação, novo membro da família Z terá papel importante. Lançamento ainda não tem data
Após uma série de teasers e especulações, a Nissan finalmente revelou os primeiros detalhes do Proto Z. O carro, como nome diz, é um protótipo para o novo membro da família de esportivos Z da empresa. Ele deverá substituir o 370Z, que tem mais de dez anos de mercado, mas a marca ainda não definiu uma data para o lançamento da versão definitiva. Ela se limitou a dizer que “será um dos 10 lançamentos da Nissan para os próximos 20 meses, juntando-se aos novos Sentra e o SUV elétrico Ariya”.
Saiba mais: novo Sentra virá ao Brasil, mas não terá motor turbo
Como já era aguardado, a Nissan pegou inspiração em diversos carros clássicos da família Z para o Proto Z. Ele foi apresentado como um “carro esportivo totalmente novo, mas que presta homenagem aos 50 anos dos modelos Z”. E logo na dianteira se vêem os primeiros elementos. É o caso da grade retangular, similar ao do atual 370Z, e dos faróis que lembram os blocos óticos do Nissan 240Z oferecido no Japão na década de 1970.
O caimento do teto, mais rápido e trazendo as linhas clássicas de um cupê, revela a inspiração nos carros Z das décadas de 1970. Já na traseira, as grandes lanternas se estendem de ponta a ponta, tendo o fundo escurecido e dois filetes de LED fazendo as vezes de lanterna e luz de freio. Aqui, a inspiração foi no Nissan 300ZX da década de 1990.
Entre outros elementos visuais marcantes do Proto Z, fica o destaque para as rodas de 19 polegadas pintadas em tom acobreado e a dupla saída de escape sob o para-choque traseiro. A Nissan informou ainda um alto uso de fibra de carbono em alguns dos componentes, como nos aerofólios e nas saias laterais do carro.
Nas medidas, o Nissan Proto Z mostra proporções clássicas. Ele tem 4,38 m de comprimento, 1,85 m de largura e apenas 1,31 m de altura. Enquanto por fora o carro tem várias referências aos modelos do passado, optou-se por uma abordagem mais moderna e centrada no motorista para a cabine do carro conceito.
A Nissan diz ter buscado a opinião de pilotos famosos para tornar a cabine apta tanto para o uso diário quanto para as pistas. Por dentro, fica o destaque para os três relógios no alto do painel, a central multimídia com tela de 12,3 polegadas e as saídas de ar-condicionado laterais, instaladas nos abrigos das maçanetas.
Sem falar em números específicos, a Nissan afirmou que sob o capô do Proto Z está um motor V6 biturbo a gasolina. A potência deverá ser maior que a do atual 3.7 V6 aspirado do 370Z, que gera até 337 cv. Outro elemento importante para as credenciais esportivas e puristas do carro conceito é o uso de uma transmissão manual de seis velocidades.